Topo

Vivendi diz que deixou de controlar Telecom Italia após assembleia de acionistas

04/05/2018 15h11

MILÃO (Reuters) - A Vivendi afirmou nesta sexta-feira que deixou de controlar a Telecom Italia e por isso a questão do governo italiano exercer poder especial sobre a empresa não é mais relevante.

"Todas as coisas como poderes de golden shares... vão desaparecer", disse um porta-voz da Vivendi presente na assembleia de acionistas da Telecom Italia, que controla a TIM no Brasil.

O fundo ativista Elliot assegurou dois terços dos assentos no conselho de administração da Telecom Italia após assembleia de acionistas, superando a Vivendi.

O governo italiano considera a Telecom Italia como de importância estratégica nacional. No ano passado, Roma usou suas golden shares para assegurar direito de manifestar sobre decisões estratégicas da empresa.

O porta-voz afirmou que o Elliot conseguiu vitória na assembleia desta sexta-feira por causa do apoio do banco estatal CDP, que tem participação na Telecom Italia.

"Não é uma vitória guiada pelo mercado porque o governo é uma agência do governo que participou da votação em favor do fundo de hedge americano em vez de um acionista industrial de longo prazo", disse ele.

(Por Agnieszka Flak)