Topo

Twitter alerta usuários para trocarem senhas após descoberta de falha

03/05/2018 19h40

(Reuters) - O Twitter pediu para que seus mais de 330 milhões de usuários alterem suas senhas após uma falha que fez com que algumas delas fossem armazenadas em texto legível no sistema interno dos computadores da empresa.

A rede social disse que consertou a falha e que uma investigação interna não encontrou indicação de que as senhas tenham sido roubadas ou usadas por terceiros, mas pediu a todos os usuários que considerem trocar de password "como medida de cautela".

O Twitter não informou quantas senhas foram afetadas. Mas uma pessoa familiarizada com a resposta da empresa disse que o número era "substancial" e que as senhas ficaram expostas por "vários meses".

O Twitter descobriu o bug há algumas semanas e informou a algumas autoridades, disse a fonte.

A divulgação da falha ocorre enquanto legisladores e autoridades ao redor do mundo avaliam a forma como as empresas guardam os dados dos consumidores, após uma série de incidentes de segurança que vieram à tona em empresas que incluem Equifax, Facebook e Uber.

A União Européia deve começar a aplicar uma nova lei de privacidade mais exigente, conhecida como o Regulamento Geral de Proteção de Dados, que prevê multas elevadas em caso de violação de seus termos.

A falha no Twitter estava relacionada ao uso pela companhia de uma técnica conhecida como "hashing" e fez com que as senhas fosse gravadas em um arquivo interno de registro antes que um processo de embaralhamento fosse completado, afirmou o site.

"Lamentamos muito que isso tenha acontecido", disse o Twitter.

A empresa aconselhou os usuários a tomarem precauções para garantir que suas contas sejam seguras, incluindo a alteração de senhas e a ativação do serviço de autenticação de duas etapas do Twitter para ajudar a impedir que as contas sejam sequestradas por terceiros.

(Por Jim Finkle)