Ações da IBM caem após previsão de lucro decepcionante para 2018
Por Supantha Mukherjee
(Reuters) - As ações da IBM caíam 4 por cento nesta sexta-feira, à medida que analistas consideraram "decepcionante" uma previsão de lucro anual que mostrou que a empresa levará mais tempo para voltar a um crescimento sólido.
A IBM previu lucro operacional de pelo menos 13,80 dólares por ação em 2018, ante 13,80 dólares em 2017 e a expectativa do mercado de 13,92 dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A previsão chega após o primeiro crescimento na receita trimestral da empresa em seis anos.
O crescimento da receita da IBM em 3,6 por cento é resultado principalmente de um salto de 71 por cento nas vendas do seu novo mainframe Z14, que foi lançado em setembro e um crescimento de 27 por cento em seus negócios de nuvem.
A analista do Morgan Stanley, Katy Huberty, disse que o foco maior do mainframe em segurança está atraindo mais clientes do que apenas atualizações num momento em que ataques cibernéticos e vulnerabilidade de chips no topo das preocupações de clientes.
Um crescimento no negócio de mainframes também pode melhorar as margens da IBM. A margem bruta ajustada do quarto trimestre da empresa ficou em 49,5 por cento, abaixo da expectativa do mercado de 50,8 por cento.
A IBM disse que continuará a "manter um alto nível de investimento" em 2018, uma vez que aumenta suas capacidades em nuvem, celular, cibersegurança e análise de dados.
"Este trimestre foi outro passo importante na direção certa, com 2018 sendo uma grande ano para a IBM provar que sua recuperação é viável, o que acreditamos que é, embora a um ritmo lento", disse o analista da GBH Insights, Daniel Ives.
(Por Supantha Mukherjee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.