Topo

Alibaba vai "avaliar seriamente" listagem de ações em Hong Kong, diz fundador da empresa

09/01/2018 10h43

Por Brenda Goh e Jennifer Hughes

XANGAI/HONG KONG (Reuters) - O Alibaba Group Holding vai "avaliar seriamente" a listagem de ações em Hong Kong, disse o fundador Jack Ma, o que potencialmente dará forte impulso ao centro financeiro que se prepara para permitir duas classes de ações.

Ma fez os comentários em evento na cidade na segunda-feira, em resposta a declarações da chefe do executivo de Hong Kong, Carrie Lam, sobre como ele esperava que o Alibaba considerasse retornar a Hong Kong para listagem, afirmou uma porta-voz da empresa.

"Ousar falar dessa forma marca um forte compromisso, então nós definitivamente consideraremos seriamente o mercado de Hong Kong", disse Ma em resposta ao discurso de Lam, de acordo com a transcrição fornecida pelo Alibaba.

Perguntado por repórteres sobre os seus comentários após o encontro com o presidente Emmanuel Macron, em Pequim, Ma disse que o Alibaba considerava listar as subsidiárias em Hong Kong, mas não entrou em detalhes.

A porta-voz do Alibaba disse que não havia mais detalhes disponíveis sobre o que poderia envolver qualquer plano de listagem em Hong Kong.

O Alibaba fez uma listagem recorde de 25 bilhões de dólares em Nova York, após Hong Kong, seu destino favorito, se recusar a aceitar a estrutura de governança da empresa, onde um grupo de administradores seniores auto-selecionados controla a maioria das nomeações no conselho.

Hong Kong agora deve autorizar duas classes de ações com base nas mudanças de regras propostas pela bolsa de valores da cidade, aumentando as apostas na disputa com Nova York por ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) de grupos chineses.

Mais de 3 bilhões de dólares em ações do Alibaba foram negociadas nesta segunda-feira, com base em cálculos da Reuters usando dados da Nasdaq. O papel terminou cotado a 190,33 dólares, com 16,23 milhões de ações negociadas.

Isso se compara com o volume de negócios diário médio na Hong Kong Exchanges and Clearing Ltd (HKEX) de 11,28 bilhões de dólares norte-americanos em 2017.