Topo

Pequim construirá parque de pesquisa em inteligência artificial de U$S2 bi, diz Xinhua

03/01/2018 13h55

Por Cate Cadell

(Reuters) - Pequim planeja construir um parque de desenvolvimento de inteligência artificial de 13,8 bilhões de iuanes (2,2 bilhões de dólares) na cidade, informou a agência oficial de notícias Xinhua, com a China avançando para cumprir sua ambição de ser líder mundial em IA até 2025.

O parque abrigará até 400 empresas e terá uma produção anual estimada de 50 bilhões de iuanes, disse a Xinhua, citando um relatório das autoridades do distrito de Mentougou em Pequim.

O Zhongguancun Development Group, desenvolvedor do projeto, buscará parcerias com universidades estrangeiras e construirá um laboratório de IA de nível nacional na área, afirmou a Xinhua.

Não foi possível contatar a Zhongguancun e representantes do distrito de Pequim em Mentougou para comentar o assunto.

O plano da China para acelerar o desenvolvimento em inteligência artificial ocorre em meio a altas tensões entre Pequim e os Estados Unidos sobre as aplicações competitivas da IA ​​na tecnologia militar.

A China pretende expandir a indústria local para mais de 150 bilhões de iuanes em 2020 e 400 bilhões de iuanes até 2025, de acordo com o Conselho Estadual.

A China revelou uma série de planos para reforçar talento, investimento e pesquisa em IA, incitando empresas privadas, públicas e militares a cooperarem com os objetivos nacionais em um projeto de desenvolvimento lançado em 2017.

A crescente indústria do setor no país também atraiu empresas estrangeiras. No mês passado, o Google anunciou que irá lançar uma equipe de pesquisa de IA em Pequim, visando talentos de pesquisa locais, mesmo que o mecanismo de busca da empresa norte-americana permaneça bloqueado na China.

O novo parque se concentrará em atrair empresas que trabalham com processamento de grandes volumes de dados, identificação biométrica, aprendizado profundo e computação em nuvem, informou a Xinhua nesta quarta-feira.

Pequim também lançou planos recentes para uma zona de condução autônoma nos arredores da cidade, dedicada a testar e desenvolver veículos autônomos locais.

(Por Cate Cadell)