Topo

Chinesa DiDi Chuxing compra controle da 99

03/01/2018 19h47

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - A companhia chinesa de transporte urbano por aplicativo DiDi Chuxing fechou acordo para comprar o controle da brasileira 99, reforçando a rivalidade da companhia com a norte-americana Uber na maior economia da América Latina.

As companhias não revelaram o valor da transação ou a participação adquirida, mas Ariel Lambrecht, um dos fundadores da 99, publicou em sua página no Facebook a figura de um unicórnio em 31 de dezembro do ano passado. No setor de tecnologia, empresas consideradas como unicórnios são companhias novatas com valor de mercado de mais de 1 bilhão de dólares.

Em dezembro, o presidente-executivo da 99, Peter Fernandez, disse à Reuters que a companhia estava trabalhando em uma rodada de captação de investimentos para sustentar sua expansão com foco especial na categoria "pop", de carros particulares e que funciona em 26 cidades do país. A DiDi era a maior interessada no negócio, disse o executivo na ocasião.

Cheng Wei, fundador e presidente-executivo da DiDi, afirmou em comunicado à imprensa nesta quarta-feira que "globalização é uma prioridade estratégica para a DiDi".

A companhia chinesa investiu pela primeira vez na 99 em janeiro passado, injetando 100 milhões de dólares na empresa fundada em 2012.

Uma fonte com conhecimento do assunto afirmou que os fundos que venderam suas participações na 99 começaram a buscar por compradores vários meses atrás.

Representantes das empresas de investimentos Riverwood, Monashees, Tiger Global e Soft Bank, que eram investidoras na 99, não comentaram o assunto.

Em dezembro, a DiDi levantou 4 bilhões de dólares junto a investidores, em parte para financiar uma expansão global. A última rodada de captação avaliou a companhia chinesa como valendo mais de 50 bilhões de dólares.

Além da 99, a DiDi investiu na norte-americana Lyft, na indiana Ola, na Grab, de Cingapura; na Taxify, da Estônia; e na Careem, do Oriente Médio.

(Por Jake Spring, Tatiana Bautzer e Gram Slattery)