SoftBank faz oferta para comprar ações do Uber com desconto de 30%, diz fonte
SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - O japonês SoftBank Group fez oferta para comprar ações da Uber Technologies avaliando a empresa em 48 bilhões de dólares, um desconto de 30 por cento em relação à avaliação mais recente de 68,5 bilhões, disse uma fonte familiarizada com o assunto.
O investimento, que foi aprovado pelo conselho do Uber em outubro, também levou a uma série de mudanças na governança da companhia, que limitariam o poder de voto de alguns dos primeiros acionistas, expandindo o conselho de administração de 11 para 17 diretores e reduzindo a influência do ex-presidente-executivo Travis Kalanick.
O investimento e as alterações no conselho são apoiados pelo novo presidente-executivo, Dara Khosrowshahi, e acontecem no final de um ano marcado por escândalos e mudanças na companhia, incluindo o anúncio na semana passada de que executivos acobertaram um grande ataque hacker contra a empresa em 2016.
O consórcio de investidores liderado pelo Softbank e o Dragoneer Investment Group planeja adquirir uma parcela de pelo menos 14 por cento na companhia de transporte urbanos por aplicativo. A oferta será lançada nesta terça-feira, disseram fontes à Reuters, e os investidores têm quase um mês para responder.
O grupo de investidores liderado pelo SoftBank comprará dois dos novos assentos do conselho de administração, com os quatro restantes indo para diretores independentes.
Se não houver vendedores suficientes, o SoftBank pode desistir do acordo. O SoftBank também deve realizar um investimento separado de 1 bilhão de dólares na companhia, considerando o valor de mercado de 68,5 bilhões de dólares.
A oferta do Softbank fica perto do que o Uber valia em 2015, quando as ações da empresa foram vendidas por menos de 40 dólares, o que conferiu à companhia valor de 51 bilhões de dólares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.