Topo

Reino Unido quer acordo com UE mais próximo do que com Canadá, diz secretário do Brexit

16/11/2017 20h15

Por Paul Carrel e Joseph Nasr

BERLIM (Reuters) - O Reino Unido quer o comércio mais livre possível de bens e serviços com a União Europeia num acordo que vá além do pacto comercial do bloco com o Canadá, disse o secretário do Brexit, David Davis, nesta quinta-feira.

Rejeitando como bastante improvável a chance de negociações com a UE terminarem sem acordo, Davis espera que o Reino Unido precise de um período de transição de cerca de dois anos após deixar o bloco antes de novos acordos.

Desde que líderes da UE concordaram no mês passado em preparar negociações sobre o relacionamento futuro com o Reino Unido, os 27 Estados que permanecerão no bloco analisaram de perto o acordo comercial que foi aceito no ano passado com o Canadá como modelo, disseram diplomatas da UE.

"Podemos ir além disso porque já definimos redes de fornecimento", disse Davis em conferência empresarial em Berlim.

"Seremos um terceiro país parceiro como nenhum outro: muito mais perto que o Canadá, muito maior que a Noruega e unicamente integrado em tudo, de redes de energia a serviços".

"O pilar essencial disso será um profundo e compreensivo acordo de livre comércio cujo escopo deve ser além de qualquer um que a União Europeia já concordou antes", acrescentou.