Topo

Mercado de bitcoin enfrenta uma bolha, diz diretor do Japan Post Bank

16/11/2017 14h45

TÓQUIO (Reuters) - A bitcoin está em uma bolha e seu valor justo deve ser de cerca de 100 dólares, ou cerca de 99 por cento abaixo do nível atual, disse Katsunori Sago, diretor de investimentos do Japan Post Bank nesta quinta-feira.

O banco poderia considerar a compra da moeda digital se caísse para 100 dólares, mas não tem planos de aposta contra a bitcoin porque é um mercado muito volátil, acrescentou.

A atual mania de bitcoin é pior do que a bolha de empresas ponto.com no final da década de 1990 que acabou estourando em 2000, disse Sago.

"Durante a bolha de tecnologia da informação, vimos uma reunião nas parcerias da empresa ponto.com. Mas, pelo menos naquela época, havia pessoas usando o Yahoo ou a empresa japonesa Rakuten - as pessoas usavam seus serviços", disse ele.

"Desta vez, vejo muitas pessoas fazendo negócios em criptomoedas em meu círculo de amigos. Mas eu mal conheço alguém pessoalmente que negocia moedas digitais e não vi ninguém usá-las na vida real", disse. "Então, nesse sentido, é pior do que a bolha de TI", acrescentou.

Sago disse que o rali de bitcoin pode terminar depois que seu preço atinge 10 mil dólares ou antes do CME lançar futuros de bitcoin até o fim do ano.

Sago observou que a blockchain é uma ótima tecnologia e a bitcoin um dia pode se tornar um importante meio de liquidação.

"Mas isso será anos, possivelmente mais de uma década - então não há necessidade de comprar bitcoin agora. Como ninguém sabe quando a bolha explodirá, a melhor coisa a fazer aqui é ficar longe disso", disse ele.

(Por Tomo Uetake e Hideyuki Sano)