Banço suíço lançará contratos futuros de bitcoin para permitir apostas contra a criptomoeda
ZURIQUE (Reuters) - O banco suíço Vontobel disse que começará na sexta-feira a negociar os primeiros dois mini contratos futuros para a venda de bitcoins, dando aos investidores uma ferramenta para apostar contra o valor da volátil criptomoeda ou fazer hedge envolvendo posições de bitcoins.
O lançamento dos dois mini contratos futuros na bolsa de valores suíça pelo segundo maior provedor de produtos estruturados do país acontece após o CME Group, maior operador de mercado de derivativos do mundo, anunciar que lançará contratos futuros para bitcoin no fim deste ano.
Quando o valor da bitcoin cai 10 por cento, o valor do mais conservador dos mini contratos futuros aumenta em quase 6 por cento, enquanto o outro ganha quase 10 por cento, de acordo com os termos e condições publicados pelo Vontobel nesta quinta-feira.
O valor da bitcoin flutuou fortemente este mês, caindo 29 por cento na semana passada ante a máxima recorde atingida em 8 de novembro, de 7.888 dólares, e então recuperando mais de um terço de seu valor nos últimos quatro dias.
No ano, a bitcoin acumula valorização de mais de 600 por cento, uma ascensão meteórica que fez muitos especialistas a alertarem para a formação de uma bolha que está poderia estar perto de estourar.
Os mini contratos futuros são instrumentos derivativos que combinam ferramentas de futuros e opções e são negociados por consideravelmente menos que os contratos futuros regulares.
A criptomoeda permanece um investimento "especulativo" que prospera devido a sua natureza anônima, disse o presidente-executivo da BlackRock, Larry Fink, na segunda-feira. O presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, afirmou mais cedo neste ano que a bitcoin é uma fraude e que demitiria qualquer um dos operadores do banco que negociarem com a moeda.
(Por Joshua Franklin e Oliver Hirt; reportagem adicional de Jemima Kelly)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.