Amazon descarta plano de pacote de canais abertos e a cabo nos EUA
Por Jessica Toonkel e Lisa Richwine
NOVA YORK/LOS ANGELES (Reuters) - A Amazon.com descartou planos para lançar um serviço de streaming que reuniria canais abertos e a cabo populares dos Estados Unidos, por acreditar que não pode lucrar o suficiente com tal serviço, disseram pessoas a par do assunto à Reuters.
A maior rede varejista online do mundo tampouco conseguiu convencer as principais redes abertas e a cabo básicas a romper com modelos de negócios de décadas e se juntar ao seu serviço de canais à la carte Amazon Channels, segundo as fontes, e desistiu de conversar com os canais.
O revés ocorre um mês após a saída repentina de Roy Price do comando da Amazon Studios, divisão de produção televisiva de grande destaque da companhia, em reação a uma alegação de assédio sexual – que ele negou.
O contratempo mostra como é difícil para a Amazon mudar hábitos arraigados no negócio do entretenimento dos EUA da mesma maneira como fez no varejo, na computação em nuvem e em outras áreas.
O porta-voz da Amazon não quis comentar.
O vídeo se tornou uma ferramenta importante da Amazon graças às assinaturas de 99 dólares ao ano de seu serviço Prime, e a empresa está no caminho para investir cerca de 4,5 bilhões de dólares ou mais em programação de vídeo neste ano, estimam analistas.
Na segunda-feira a Amazon causou comoção no mundo do entretenimento com a compra dos direitos globais de televisão de "Senhor dos Anéis", planejando uma série de várias temporadas para atrair mais espectadores para o serviço Prime.
Ao mesmo tempo, a Amazon pretende oferecer uma variedade maior de canais de TV no serviço Prime. A ideia original era oferecer um pacote limitado de grandes canais abertos e a cabo por uma taxa fixa, algo semelhante ao que fazem YouTube, a Alphabet e Hulu.
Tal oferta é uma maneira de conquistar espectadores jovens que estão trocando os pacotes tradicionais e caros de TV a cabo ou via satélite por canais disponíveis em smartphones e tablets.
Mas nas últimas semanas a Amazon desistiu de investir no serviço argumentando que ele geraria uma margem de lucro muito pequena e que não necessariamente indicaria a direção em que o negócio da TV eventualmente seguirá, disseram as fontes à Reuters.
A Amazon ainda pode decidir mudar de rumo e apresentar um pacote limitado de canais, mas as conversas estão encerradas, afirmaram as fontes.
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