Topo

Waymo lançará serviço de transporte nos EUA sem motorista atrás do volante

07/11/2017 17h54

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Waymo, unidade de direção autônoma da Alphabet, está lançando um serviço de transportes para o público em geral que não precisa de motorista humano atrás do volante e está testando carros totalmente autônomos em estradas públicas no Estado norte-americano do Arizona, disse o presidente-executivo, John Krafcik nesta terça-feira.

O anúncio de Krafcik na conferência de tecnologia Web Summit, em Lisboa, é um grande avanço na implantação de veículos totalmente autônomos. Embora seja comum que as empresas de veículos autônomos testem seus automóveis em público, elas costumam ter um humano no banco do motorista pronto para assumir se a tecnologia falhar.

Grandes empresas de tecnologia, montadoras de veículos e startups bem financiadas estão competindo pelo o que esperam ser uma nova era para veículos e uma oportunidade lucrativa.

A Waymo disse que as pessoas começarão a usar sua frota de minivans Fiat Chrysler Pacifica equipadas com a tecnologia Waymo - e sem motoristas humanos - nos próximos meses.

No começo, os passageiros serão acompanhados no banco de trás por um funcionário da Waymo, mas eventualmente viajarão sozinhos no carro robótico. O serviço começará de forma gratuita, mas a Waymo espera, em algum momento, começar a cobrar pelas corridas.

Os primeiros a usar o serviço serão os participantes dos testes públicos que a companhia já está fazendo na cidade norte-americana de Phoenix. O Arizona não tem restrições ao uso de carros autonômos.

(Por Alexandria Sage)