Após ameaçar WhatsApp, Indonésia intensifica combate a conteúdo obsceno na internet
JACARTA (Reuters) - A Indonésia disse nesta terça-feira que convocará os executivos dos serviços de mensagens e de busca, incluindo o Google, para exigir que eles eliminem conteúdo obsceno, mas abandonou uma ameaça de bloquear o WhatsApp depois que as imagens "GIF" foram retiradas do serviço.
A internet já está parcialmente censurada na Indonésia, mas os últimos acontecimentos marcam uma escalada em um contexto de conservadorismo crescente na maior nação majoritariamente muçulmana do mundo.
"Vamos chamar todos os provedores, incluindo o Google, para limpar a rede", disse Semuel Pangerapan, diretor-geral do Ministério de Comunicação e Informática do país.
O Google, da Alphabet, não respondeu aos pedidos de comentário.
O ministério prometeu na última segunda-feira que bloquearia o WhatsApp, pertencente ao Facebook, dentro de 48 horas se o serviço não garantisse que as imagens obscenas em formato de GIF fossem removidas.
"Nós vemos agora que eles fizeram o que pedimos", disse Pangerapan. "Portanto, não os bloquearemos porque nos responderam", afirmou Pangerapan.
(Por Cindy Silviana)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.