Topo

Amazon cria fechadura inteligente para entrar em sua casa e deixar entregas

Reprodução/Amazon
Imagem: Reprodução/Amazon

Jeffrey Dastin

Da Reuters

25/10/2017 13h51

A Amazon.com anunciou nesta quarta-feira o Amazon Key, um sistema de câmeras e fechaduras que os usuários controlam remotamente para permitir que entregadores deixem mercadorias dentro de suas casas. Os clientes podem criar senhas temporárias para que amigos e outros profissionais também tenham acesso ao interior de suas residências.

A ferramenta, em elaboração há mais de um ano, pode ajudar a Amazon a conquistar compradores que não estariam em casa para receber uma encomenda e que preferem não arriscar que suas encomendas sejam roubadas se forem deixadas do lado de fora de suas moradias. O sistema também sinaliza as ambições da Amazon no crescente mercado de dispositivos de segurança doméstica, onde compete com o Nest Labs, da Alphabet.

VEJA TAMBÉM:

"Isso não é um experimento para nós", disse Peter Larsen, vice-presidente da Amazon Delivery, em uma entrevista. "Esta é uma parte fundamental da experiência de compras da Amazon a partir deste ponto."

Os membros do serviço Prime da Amazon podem pagar US$ 249,99 por uma câmera controlada pela Internet e uma fechadura. Os entregadores são orientados para tocar a campainha ou bater quando chegam à casa de alguém. Se ninguém recebê-los, eles pressionam 'destrancar' em um aplicativo móvel e a Amazon verifica seus sistemas para se certificar de que o entregador e o pacote diante da casa do cliente.

A câmera transmite vídeo ao vivo para o cliente que, remotamente, pode assistir a entrega do produto comprado em sua casa. O entregador não pode prosseguir com outras entregas até que a casa seja novamente trancada.

Não está claro se tais proteções convencerão os clientes de que o serviço é seguro.

Larsen afirmou que com base em testes do sistema pela companhia roubo "não é algo que acontece na prática".

O novo serviço será lançado em 8 de novembro em 37 cidades dos Estados Unidos, informou a empresa.