Topo

Ericsson vê sinais de recuperação após quarto prejuízo trimestral consecutivo

20/10/2017 16h41

ESTOCOLMO (Reuters) - A fabricante de equipamentos de rede de telefonia móvel Ericsson disse que detectou sinais de melhora, depois de divulgar um prejuízo trimestral maior do que o esperado nesta sexta-feira, levando suas ações a subirem mais de 7 por cento.

A sueca Ericsson, que já foi a maior fabricante de equipamento de rende móvel do mundo, enfrenta um mercado em queda para equipamentos para redes 2G, 3G e 4G mais antigas, enquanto precisa aumentar os investimentos em equipamentos de 5G da próxima geração para reter participação de mercado.

Depois de substituir a administração em 2016, a Ericsson iniciou um programa de reestruturação para sair de um mercado não rentável de oferta de serviços de rede e mudar de curso após uma tentativa inoportuna de diversificar seu portifólio além dos principais mercados de telecomunicações.

"Vemos um desempenho estabilizado em um mercado desafiador. Também vemos sinais de melhoras em nosso desempenho", disse o presidente-executivo, Boerje Ekholm, em uma teleconferência.

A empresa registrou perdas pelo quarto trimestre consecutivo, com um prejuízo operacional de 4,8 bilhões de coroas suecas (588,7 milhões de dólares) que foi 37 por cento pior do que a perda média estimada pelos analistas.

As vendas no terceiro trimestre de 47,8 bilhões de coroas suecas caíram 3 por cento em moeda constante e a empresa alertou que o seu salto habitual das vendas no final do ano não será tão grande quanto em anos anteriores.

(Por Olof Swahnberg e Simon Johnson)