Topo

Alemanha precisa investir 40 bi euros em redes de fibra, diz grupo empresarial

17/10/2017 14h16

FRANKFURT, (Reuters) - O próximo governo da Alemanha precisa investir 40 bilhões de euros (47,3 bilhões de dólares) na construção de uma rede de telecomunicações de fibra de vidro de alta velocidade ou arriscar perder competitividade, afirmou na terça-feira um grupo empresarial líder.

O apelo do lobby de engenharia da VDMA reflete a preocupação de que a maior economia da Europa está atrasada devido à lenta velocidade da Internet, dificultando a eficiência dos negócios e a automação de produção em suas indústrias voltadas para exportação.

"O novo governo deve prever gastos de 40 bilhões de euros no orçamento no próximo mandato parlamentar", disse o presidente da VDMA, Carl Martin Welcker, em um comunicado.

A VDMA criticou a Deutsche Telekom, na qual o Estado ainda detém uma participação de mais de 30 por cento e que possui uma posição de mercado dominante, por ter demorado a implantar a fibra de vidro e, em vez disso, concentrar-se na atualização de sua rede antiga.

A entidade, que representa milhares de empresas com receita anual combinada de mais de 200 bilhões de dólares, considera essa política uma lacuna no desenvolvimento e diz que as conexões de fibra diretamente para o prédio de destino são a única maneira de atender as demandas da indústria alemã no médio prazo.

(Por Douglas Busvine)

((Tradução Redação São Paulo 56447764))

REUTERS NS RBS