Topo

Venda de unidade de chips da Toshiba por US$18 bi é assinada, mas desentendimentos surgem imediatamente

28/09/2017 09h44

(Reuters) - A japonesa Toshiba Corp disse nesta quinta-feira que assinou um acordo de 18 bilhões de dólares para vender sua unidade de chips para um consórcio liderado pelo Bain Capital, superando um grande obstáculo em sua busca por fundos para evitar uma potencial saída da bolsa.

Mas em um sinal desfavorável, uma coletiva de imprensa sobre o acordo em Tóquio foi cancelada, com o Bain Capital dizendo que o consórcio não conseguiu chegar a um consenso sobre como informar os meios de comunicação. O cancelamento da entrevista reforça os temores de que o consórcio de 8 membros engloba muitos interesses concorrentes para que funcione bem.

A venda da unidade - a segunda maior produtora mundial de chips NAND - foi acordada na semana passada após um processo tortuoso, mas a assinatura foi adiada porque a Apple exigiu novos termos sobre o fornecimento de chips, disseram fontes familiarizadas com o assunto .

"Este consórcio tem tantos membros que será difícil chegar a um consenso e concordar sobre quem vai tomar a iniciativa", disse Hideki Yasuda no Ace Research Institute, mas acrescentou que, se a venda for concluída com sucesso, isso reduzirá muitos riscos para a Toshiba.

Embora a coletiva de imprensa tenha sido cancelada apenas alguns minutos antes de começar, o chefe do Bain Capital no Japão, Yuji Sugimoto, disse que os desentendimentos sobre o evento não influenciaram o contrato. Ele não revelou quais membros se opuseram à coletiva de imprensa.

O acordo, que ainda precisa superar questões legais, permitirá que a Toshiba reinvista na unidade e, junto com a Hoya, fabricante de peças para dispositivos de chips, as empresas japonesas deterão mais de 50 por cento do negócio - um desejo fundamental do governo japonês.

(Por Makiko Yamazaki; reportagem adicional por Kentaro Hamada, Taro Fuse, Junko Fujita, Sam Nussey e Naomi Tajitsu)

((Tradução Redação São Paulo, +5511 5644 7719))

REUTERS NS RBS