Essa erva simples e popular pode combater o mau cheiro na sua geladeira

Ler resumo da notícia
A geladeira é um dos principais eletrodomésticos de uma casa e geralmente sofre com um problema comum: o mau cheiro. Odores estranhos de alimentos, bebidas e temperos incomodam, mas podem ser combatidos com uma erva que você encontra em feiras e supermercados: a hortelã.
O que causa o mau odor na geladeira?
Alimentos são os principais responsáveis pelo odor ruim na geladeira. Restos de comida, verduras e frutas armazenados de forma inadequada, fora da validade ou estragadas estão entre os maiores exemplos.
A falta de limpeza também deixa o aparelho em mau estado. Respingos de bebidas, temperos e de alimentos em geral atraem bactérias e deixam a geladeira com um cheiro terrível, sobretudo quando não é lavada com frequência.
Segundo Kathy Cohoon, diretora da franquia Two Maids & A Mop, a limpeza frequente é essencial para evitar o mau odor no eletrodoméstico. "Para manter odores, respingos e germes sob controle, limpe a geladeira semanalmente e fique de olho em produtos estragados, sobras esquecidas e produtos vencidos", afirmou Cohoon ao site Martha Stewart.
Falta de manutenção e problemas estruturais também devem ser investigados. Dreno entupido com resto de água, borracha com má vedação e até a falta de ventilação geram mofo e acúmulo de odores ruins.
Hortelã tira o mau cheiro da geladeira?
Com folhas verdes e pontudas, a hortelã tem um aroma forte e refrescante. O cheiro é mentolado e intenso, por isso é matéria-prima de cosméticos, de sachês, travesseiros e de outros produtos.
Por ser tão marcante, a erva pode ser utilizada para tirar o mau cheiro da geladeira. Para isso, basta deixar a planta em um recipiente aberto nas prateleiras e nichos do aparelho. Para manter a eficiência, troque a cada uma ou duas semanas.

Outra alternativa é usar sachês de chá da hortelã. Além disso, você pode ferver as folhas da hortelã e fazer um chá para limpar a parte interna da geladeira. Também vale misturar com vinagre ou com bicarbonato de sódio.
Além da hortelã, outras ervas também podem atenuar o odor ruim da geladeira. Alecrim, manjericão, tomilho, louro e até salsinha são indicados. Todos possuem aroma forte e devem ser colocados na estrutura após aquela tradicional limpeza.
Como limpar a geladeira de maneira correta?
Antes do uso da hortelã, é fundamental fazer uma boa limpeza na geladeira para eliminar toda a sujeira. A manutenção de rotina é indicada uma vez por semana. Já uma limpeza pesada pode ser feita a cada quinze dias ou uma vez por mês.
Comece esvaziando toda a geladeira. Depois, use um pano de microfibra para eliminar restos e pedaços de alimentos e sujeiras maiores. Para acabar com manchas, vale usar o chá da hortelã com bicarbonato de sódio ou vinagre, aplicando a mistura e deixando agir por cinco minutos.
Além disso, água quente e detergente aplicados com uma esponja deixam a estrutura limpa. Aplique em todas as prateleiras e nichos no interior da geladeira e use um pano único para remover os resíduos, secando em seguida. Partes removíveis podem ser lavadas normalmente.

Para limpar a parte externa da geladeira, use um produto próprio para a superfície. Segundo Jennifer Parnell, especialista da Humble Suds, linha de produtos de limpeza sustentáveis, água morna e detergente neutro é uma boa solução simples e barata.
Além de ervas como a hortelã, Parnell também indica deixar um recipiente com bicarbonato de sódio ou carvão dentro da geladeira para remover o cheiro ruim. "Eles absorvem quaisquer odores indesejados".



























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.