Topo

Astronautas sem carona: Musk ameaça desativar nave após treta com Trump

'Nave' Dragon sendo recuperada no mar após retorno à Terra Imagem: NASA/Bill Ingalls/(NASA/Bill Ingalls)

De Tilt, em São Paulo

06/06/2025 10h03

Elon Musk, dono da SpaceX, disse que desativará a nave espacial Dragon, usada para levar astronautas à ISS (Estação Espacial Internacional), após o presidente Donald Trump ameaçar cancelar contratos com a empresa.

O que aconteceu

Declaração de Musk foi feita ontem no X, em resposta à ameaça feita por Trump. "A luz da declaração do presidente sobre o cancelamento dos meus contratos com o Estado, a @SpaceX começará a desativar sua nave espacial, Dragon, imediatamente", publicou o empresário sul-africano.

A Dragon é uma nave que é acoplada na ponta dos foguetes da SpaceX. Ela pode ser usada tanto para envio de carga para a ISS (Estação Espacial Internacional) ou para levar astronautas para o laboratório internacional e trazê-los de volta para a Terra.

Ao chegar no espaço, a nave se "desprende" do foguete e navega até a ISS com a ajuda de seus motores. Para voltar à Terra, ela é desacoplada da estação, seus motores são acionados e ela inicia a reentrada na atmosfera. Ao atingir determinada altitude, paraquedas são acionados e o pouso é feito no oceano. Atualmente, não há nenhuma cápsula Dragon acoplada à Estação Espacial Internacional.

Astronautas dentro da cápsula Dragon, da SpaceX, Imagem: AFP/Nasa/Divulgação/Keegan Barber

A SpaceX é a única empresa que faz transporte de astronautas para a ISS, tendo feito o trajeto mais de 40 vezes. A outra possibilidade de realizar o transporte é pelas naves Soyuz, da Rússia. A Boeing já tentou realizar fazer voos para o laboratório espacial, mas após falhas o governo dos EUA preferiu manter contrato com a empresa de Elon Musk. A Blue Origin, do bilionário fundador da Amazon Jeff Bezos, é outra empresa considerada para realizar o transporte de cargas e astronautas.

Em meados de 2010, o Governo dos EUA permitiu a entrada de empresas no ramo espacial. Como resultado, surgiram várias companhias para desenvolvimento de naves comerciais e fornecendo serviços para agência espacial do país. Dentre elas, a SpaceX é uma das mais sucedidas.

Briga entre Trump e Musk

Musk deixou recentemente seu papel de "consultor" no Governo dos EUA, e após dias ele e Trump começaram a trocar farpas. O empresário liderava o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), que prometia cortar gastos.

Orçamento, Nasa, relação com a China "azedaram" relação entre Musk e Trump. Musk criticou duramente um projeto orçamentário dos EUA, que, para ele, aumentaria o "déficit". Além disso, Trump negou indicação de amigo do empresário sul-africano para chefiar a Nasa. Além disso, por liderar a Tesla (empresa de carros elétricos), Musk não via com bons olhos taxação de produtos chineses.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Astronautas sem carona: Musk ameaça desativar nave após treta com Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Missão Espacial