Manual do Mundo: 'Todo santo dia chega proposta de patrocínio do tigrinho'

(Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre tecnologia no podcast Deu Tilt. O programa vai ao ar às terças-feiras no YouTube do UOL, no Spotify, no Deezer e no Apple Podcasts. Nesta semana, o assunto é a entrevista do youtuber Iberê Thenório, criador do Manual do Mundo. Ele fala sobre as transformações que presenciou em 17 anos na plataforma de vídeos, o assédio das emissoras de TV aos youtubers, os recordes batidos no Guinness Book e como paga as contas com a internet.)

Canais do YouTube com grande alcance já têm uma noção de quanto podem faturar por mês. Mesmo que haja oscilações de lucro, o dinheiro que vem dos anúncios é o mais certeiro de cair na conta dos criadores de conteúdo.

Quem afirma isso é Iberê Thenório, do Manual do Mundo. Com 19, 4 milhões de seguidores no canal, o comunicador garante que sabe todos os meses uma média de quanto pode receber pelos vídeos, levando em consideração inclusive sazonalidade e níveis de audiência em períodos específicos do ano, como Black Friday, Natal e férias de janeiro - quanto costuma haver uma queda na verba.

Apesar de não saber o valor exato, a renda da audiência é a mais estável que existe dentro do negócio, porque ele é recorrente. Vai cair no fim do mês. Um patrocinador se ele falar que acabou a verba aqui é tchau, ele tira 100% do que ele tem, você não ganha nada no mês seguinte
Iberê Thenório

Em entrevista ao Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Thenório afirma que no casos dos próprios vídeos, tenta trabalhar com uma lógica de "cauda longa", ou seja, que fiquem por mais tempo no radar das pessoas.

O vídeo do submarino continua dando 200 mil views por mês, ele paga alguma conta
Iberê Thenório

Além da receita vinda de anúncios e dos conteúdos patrocinados, o canal também recebe ofertas até mesmo de sites de apostas, que enviam e-mails com propostas sem indicação de valor, mas com convites para parcerias.

Quando chegam essas propostas, elas não vêm nem com nome, é uma coisa totalmente zoada, geralmente vem de fora do Brasil, com assinatura de um email do Yahoo
Iberê Thenório

Diariamente, Thenório se reúne com a equipe comercial do canal para avaliar as propostas que chegam e verificar se elas conversam com o assunto abordado por eles, se é algo que gostariam de tratar ou até mesmo se são empresas que partilham dos mesmos valores. "Esse feeling comercial é muito complicado."

Continua após a publicidade

Aposta alta: "o grande projeto do Manual do Mundo foi ter construído um submarino"

Levou mais tempo do que o programado, mas saiu. Além de três recordes registrados no Guinness Book, o canal do YouTube "Manual do Mundo" também pode se orgulhar de ter construído um submarino.

O empreendimento que levou quatro anos para ficar pronto e que custou aproximadamente o preço de um carro zero é, para Iberê Thenório, fundador do canal, um dos projetos que mais marcaram a história do Manual do Mundo.

Construir um submarino não é nem trabalhoso, é perigoso, ele pode implodir com você dentro e a consequência é a pior de todas
Iberê Thenório

'Se eu fosse para a TV, teria que fazer o que eles achavam legal e não o que eu queria'

Continua após a publicidade

Com mais de 19 milhões de seguidores, o canal Manual do Mundo, comandado por Iberê Thenório e Mari Fulfaro, é um exemplo de empreitada que deu certo. Quando criou seu canal no YouTube, o comunicador já conhecia um pouco sobre o funcionamento das TVs. Com passagem pela Rede Globo, ao criar o canal a ideia era fugir do modelo tradicional.

Eu sabia como funcionava por dentro, sabe? E não era uma coisa que eu gostaria de voltar a trabalhar, por uma questão hierárquica mesmo, eu não queria estar abaixo de uma cadeira de hierarquia gigante, eu queria fazer as coisas que eu gosto
Iberê Thenório

Já cogitei sair do YouTube: 'estou o tempo todo pensando em trabalho'

Manter milhares de seguidores em redes como YouTube, TikTok e Instagram não é uma tarefa fácil. Não à toa, muitos produtores pensam em abandonar a profissão. Iberê Thenório, inclusive, confessou que já quis desistir, dada a quantidade de esforço e dedicação que produzir conteúdo online demanda.

Tem horas que é um trabalho muito cansativo. Desde que a gente começou eu não tenho uma vida normal. Eu tenho poucos amigos, porque não tenho tempo. O tempo todo estou pensando em trabalho, em qualquer pausa que eu tenho. É uma sensação constante de que você não está dando conta
Iberê Thenório

Continua após a publicidade

Contudo, apesar de ter uma rotina cansativa, a vontade de continuar fazendo o que faz ainda é muito maior do que a de interromper as atividades.

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.