Modo IA promete popularizar 'ChatGPT' do Google e mudar buscas na web

O Google prometeu facilitar as buscas mais complexas com o "Modo IA" - a nova aba do site que vai te ajudar com pedidos detalhados sobre qualquer tema. Por enquanto só disponível nos EUA, ele tem potencial de mudar completamente como realizamos busca.

O que aconteceu

Nada de buscas por palavras-chave: a ideia é fazer perguntas "cabeludas" sobre o tema. No evento de apresentação, a empresa deu o seguinte exemplo: "me ajude a achar acampamentos de verão, a menos de 10 minutos de distância dirigindo, para meus filhos de 6 e 9 anos. Resultados devem incluir datas, agendas, preço". O pedido inclui, ainda, as observações de que a criança mais velha gosta de ciências, e que não precisa ser o mesmo acampamento para as duas.

Até então, estava disponível o AI Overview, que gerava uma resposta para quando uma pergunta objetiva era feita. A novidade foi apresentada durante o Google I/O 2025 - um evento para desenvolvedores.

Modo IA do Google consulta centenas de sites e fornece resposta para perguntas complexas
Modo IA do Google consulta centenas de sites e fornece resposta para perguntas complexas Imagem: Reprodução/Google

A resposta é uma consolidação de vários links que o Google lê e a partir dos quais organiza as informações ao usuário que perguntou. A empresa diz que seu mecanismo consegue ler centenas de páginas e processar informações para gerar um "relatório a nível de especialista", com referências completas. Chama a atenção que o resultado são tabelas, imagens e o detalhamento solicitado na busca.

Por que importa?

Aos poucos, a empresa quer fornecer mais respostas diretas para as pessoas e reduzir a tarefa de clicar em links. Há alguns anos, a empresa já tem feito resumos dependendo da busca realizada, porém este movimento que começou nos EUA indica uma mudança maior.

Com isso, há chance de reduzir o clique em links de páginas referenciadas na busca. Sites jornalísticos, que dependem de veiculação de publicidade, devem perder tráfego, enquanto a resposta aparece direto no Google. Além disso, em exemplos dados pela própria empresa, no modo IA tem exibição de propagandas.

A jornada de entrar em diferentes sites e ter acesso a diferentes perspectivas pode estar com os dias contados. Nos exemplos, é mostrado que os links até aparecem no fim do resumo criado no modo IA, mas eles ficam consolidados.

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Ao mesmo tempo, Google quer se tornar referência em inteligência artificial. Ainda que o ChatGPT, da OpenAI, seja pioneiro, google.com ainda é uma das páginas mais vistas do mundo. A incorporação do "Modo IA" pode democratizar o acesso à inteligência artificial. Além disso, o Google quer se diferenciar promovendo respostas personalizadas — algo que os concorrentes podem implementar, mas que o Google leva vantagem, pois tem anos de dados das pessoas.

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