Voltou aí? Google solta atualização que corrige problema no Chromecast

Quem tem um Chromecast (aparelho do Google que transforma TV convencional em conectada) passou perrengue no último fim de semana. Usuários tentavam usar o aparelho, mas aparecia a mensagem que o aparelho "não era confiável" ou que "não podia ser autenticado". O Google agora diz que começou a liberar uma atualização e que falha deve ser resolvida.

O que aconteceu

Usuários do Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio começaram a reclamar no domingo, 9 de março. No X, é possível ver comentários de pessoas de várias partes do mundo citando erro no uso do dispositivo. Não há registros de problemas nos produtos de 1ª, 3ª geração ou da versão Ultra do dispositivo.

Ao tentar espelhar algo do telefone para a TV com Chromecast, aparecia que o aparelho não era confiável ou que não era possível estabelecer comunicação. Além disso, era dito que o aparelho "não podia ser verificado" e que o possível problema era o firmware (sistema interno) desatualizado.

O perfil Made by Google (que é oficial da companhia e reúne informações da divisão de hardware) explica que há um problema com os Chromecasts. "Nossa equipe está trabalhando para resolver o mais rápido possível. Recomendamos que aguarde e não realize nenhum passo ou redefinição de dados", diz a mensagem postada para usuários reclamaram em língua portuguesa.

Estamos cientes de um problema que está afetando dispositivos Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio, e estamos trabalhando em uma solução. Os usuários não devem redefinir os dispositivos para as configurações de fábrica. Informaremos assim que a correção estiver disponível. Google

Google informou que liberou atualização que deve corrigir problemas em Chromecasts de 2ª geração e Chromecast Audio. Em comunicado publicado ontem em sua página de suporte (em inglês), empresa diz que dispositivos devem estar conectados para receber a correção. Quem resetou o aparelho talvez demore um pouco mais, pois não é possível reconfigurá-lo. Mesmo assim, a companhia diz que trabalha em uma solução.

Continua após a publicidade

Chromecast é um dispositivo que está sendo descontinuado pelo Google, mesmo assim empresa prometeu atualizações. Em agosto de 2024, a companhia disse que ia parar de produzir o aparelho. No lugar dele, o Google anunciou nos EUA O Google TV Streamer, uma caixinha com resolução 4K e que promete ser mais rápida que o Chromecast - ainda não há previsão para lançamento no Brasil.

*Com informações dos sites 9to5Google e The Verge

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.