Como uma pista 'fedida' ajuda astrônomos na busca por vida extraterrestre

Ler resumo da notícia
A busca por vida em outros planetas é um dos grandes desafios da ciência. Para ajudar nessa missão, astrônomos descobriram que o dióxido de enxofre (SO2), conhecido pelo mau cheiro, tem papel importante nessa jornada.
O que aconteceu
Presença de enxofre pode ser indício de vida fora da Terra. Segundo um estudo publicado por cientistas da Cornell University, em Nova York, nos Estados Unidos, quando um planeta apresenta grandes quantidades de dióxido de enxofre na atmosfera é um forte sinal de que é um local inabitável.
Teoria não indica quais planetas têm vida, mas uma boa precisão de quais não podem habitar vida. O estudo diz que encontrar um gás característico é ferramenta útil para excluir planetas da lista de inabitáveis. A Terra, por exemplo, possui pouco dióxido de enxofre na atmosfera. Isso acontece porque a chuva pode jogar o gás nos mares e solo, limpando o ar atmosférico.
No caso particular de Vênus, o dióxido de enxofre não é encontrado em grandes quantidades. Isso acontece por conta da presença de raios ultravioletas que catalisam reações que convertem o dióxido de enxofre em hidrogênio na atmosfera superior. uma parte considerável desliza para a atmosfera inferior, onde não é possível detectá-lo.

Nova teoria também considera planetas ao redor de estrelas anãs vermelhas. Esse tipo de estrela emite pouca radiação ultravioleta. Nesse caso, se um planeta se formasse ao redor de uma estrela dessa, uma enorme quantidade de Dióxido de Enxofre estaria presente em sua atmosfera.
O foco dos astrônomos é em sistemas planetários de anãs vermelhas, o tipo mais comum de estrelas da galáxia. Além disso, sistemas próximos, como a Proxima Centauri (estrela mais próxima do Sol, localizada na constelação do Centauro) e a TRAPPIST-1 ou 2MASS J23062928-0502285, são conhecidas por terem exoplanetas e por isso são alvos pela busca futura por vida.
Vapor de água ainda é principal indício
Indícios de vapor de água estão entre os principais requisitos de zona habitável. Espectros de bioassinatura (evidências da existência de vida, passada ou presente, em planeta ou satélite) são tênues. Desse modo, uma forma simples e eficaz de eliminar planetas da lista é focar na capacidade deles hospedarem água em sua atmosfera.

No Sistema Solar, Vênus se encontra próximo à linha interna da zona habitável. Lá, as temperaturas em sua superfície superam mais de 430º graus, cercada por uma atmosfera densa e opressiva. Por outro lado, Marte está praticamente congelado, com toda a sua água retida nos polos e abaixo da superfície.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.