Odeia áudio? Transcrição do WhatsApp está liberada para todos; saiba usar

Ler resumo da notícia
WhatsApp anunciou a função de transcrever áudios em novembro do ano passado. Agora, segundo a plataforma, está liberado para 100% dos usuários.
O que aconteceu
Função de transcrição de áudio está disponível para todos os usuários com WhatsApp atualizado. Recurso funciona tanto em celulares Android como iOS.
Para usar, é necessário configurar o recurso. Vá em "Configurações > Conversas > Transcrições de mensagens de voz" e depois escolher qual idioma deseja usar. Após fazer o passo a passo é só entrar na conversa, pressionar a mensagem de voz e clicar em "transcrever".
Existe uma pequena diferença entre a transcrição no Android e no iOS.
No Android, após ativar, aparece um botão "transcrever" logo abaixo do áudio. Basta tocar sobre ele para iniciar o processo.
No iOS, após ativar, é necessário tocar sobre a mensagem de voz e escolher a opção "Transcrever". Depois, toque na seta para baixo para ler o conteúdo.
Para donos de iPhone, há ainda dois requisitos "adicionais" de funcionamento. É necessário ter o iOS 16 ou superior e a Siri deve estar ativada (Ajustes > Siri e Busca > toque em Pressionar Lateral para Siri ou Pressionar Início para Siri).
Transcrição pode conter erros. A empresa informa ainda que às vezes pode aparecer "transcrição indisponível". Isso acontece quando o áudio não estiver na voz configurada para transcrição ou algumas palavras não são reconhecidas, "possivelmente devido a barulho ao fundo".
Plataforma diz que transcrições serão salvas no celular do usuário. As mensagens de voz permanecerão criptografadas de ponta a ponta, o que significa que nem o WhatsApp poderá ter acesso ao conteúdo.
WhatsApp também permite compartilhar chave pix de forma simplificada. Anunciada no mês passado, função também está disponível para todos. Para compartilhar sua chave pix, toque no ícone de clips (anexo) e escolha pix. Lá é possível dizer qual é o tipo de chave e enviar para o seu contato.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.