As teorias que explicam por que seis planetas têm luas e dois não

Ler resumo da notícia
Da Terra, é possível avistar a Lua a mais de 384 mil quilômetros. Porém, se você fosse para Vênus ou Mercúrio, não encontraria nenhuma lua. Por outro lado, em Saturno, há 146 luas para serem admiradas.
Por que isso acontece? A disparidade de quantidades de luas no Sistema Solar e a formação de satélites naturais são pautas muito discutidas no mundo científico.
Nicole Granucci, professora de Física da Universidade de Quinnipiac nos Estados Unidos, sugeriu teorias sobre o porquê alguns planetas têm luas e outros não. Seus pareceres foram expostos em artigo publicado no portal The Conversation.
Captura pela Esfera de Hill e nuvem de gás e poeira
A primeira hipótese para a formação das luas é a chamada captura gravitacional pelo raio da "Esfera de Hill". A Lua como satélite da Terra é um bom exemplo de como ela funciona.
A Terra orbita ao redor do Sol, mas a Lua orbita ao redor da Terra, já que ela está próxima o suficiente do nosso planeta para que a atração gravitacional da Terra a capture.

Em resumo, é possível compreender um planeta como uma espécie de imã, e quando um corpo celeste se aproxima muito dele, pode ser capturado dentro do raio da "Esfera de Hill", transformando-o em uma lua.
No caso de Mercúrio, um planeta pequeno, o raio de Esfera de Hill é minúsculo e por isso não tem uma grande atração gravitacional. Além disso, qualquer corpo celeste seria atraído pelo Sol por conta da proximidade com o planeta. Mercúrio e Vênus são os únicos planetas que não têm nenhuma lua.
Já a segunda teoria proposta é que algumas luas se formaram junto com o seu sistema solar a partir de uma nuvem de gás e poeira, a qual teria se colapsado por conta da gravidade. As luas de Júpiter e Saturno teriam surgido dessa maneira, pois são muito antigas.

Basalto na Lua da Terra
No caso da Lua da Terra a explicação pode ser outra. Cientistas da Nasa e da Universidade de Durham acreditam que um objeto do tamanho de Marte se chocou com a Terra e um grande pedaço do planeta voou para sua órbita, formando a Lua.
Os pesquisadores acham que a Lua se formou dessa maneira porque encontraram basalto na superfície dela e é muito parecido com a rocha da mesma matéria-prima presente na Terra.
Um vídeo produzido pela NASA exemplifica o fenômeno.
Luas do Sistema Solar:
- Terra: 1 lua
- Marte: 2 luas, chamadas Fobos e Deimos
- Júpiter: 95 luas
- Saturno: 146 luas
- Urano: 28 luas
- Netuno: 16 luas
- Plutão: 5 luas
- Mercúrio: nenhuma lua
- Vênus: nenhuma lua
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.