Gênio e bilionário: quem é o jovem que quer virar o jogo da IA contra China
Ler resumo da notícia
Alexandr Wang fez apenas um ano de faculdade, fundou uma empresa de inteligência artificial e é um dos bilionários mais jovens da lista da revista norte-americana Forbes. Agora, o empresário quer ajudar os EUA na briga contra a China pela liderança em IA.
Quem é Alexandr Wang?
Nascido no estado do Novo México (EUA), Wang, 28, é filho de imigrantes da China. Os pais dele são físicos e trabalhavam no desenvolvimento de armas para militares norte-americanos.
Quando criança, Wang foi considerado um gênio da matemática e participou de diversas competições. Em 2012, ficou em 5º lugar na USA Mathematical Talent Search, e dois anos depois foi selecionado entre os 20 melhores estudantes de física no USA Physics Team.
Fez apenas um ano de faculdade para depois cofundar sua empresa. Wang estudou matemática e ciência da computação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e se juntou à Lucy Guo, também filha de imigrantes chineses, para criar a Scale AI, em 2016. À época, ele tinha 19 anos.
Tornou-se bilionário em 2021 e apareceu na lista de profissionais de destaque da Forbes com menos de 30 anos. Estima-se que ele tem 15% da Scale AI, cujo valor de mercado está na casa dos US$ 14 bilhões.

Enviou recado para Trump via anúncio de jornal. "América deve ganhar a guerra de inteligência artificial", diz publicidade paga pela Scale AI. Ele fez uma carta com recomendações ao governo para superar a China. As principais envolvem investimento em capacidade computacional e dados; atualmente, diz, o governo gasta prioritariamente com o desenvolvimento de algoritmos.
1/ New Administration, same goal: Win on AI
-- Alexandr Wang (@alexandr_wang) January 21, 2025
Our ad in the Washington Post, January 21, 2025
After spending the weekend in DC, I'm certain this Administration has the AI muscle to keep us ahead of China.
Five recommendations for the new administration pic.twitter.com/m0v3WgA4FR
Para ele, o DeepSeek (bot de inteligência artificial chinês) mostra que a China pode alcançar os EUA em inteligência artificial. Wang comentou que o modelo, desenvolvido em código aberto, é equivalente aos feitos por empresas dos EUA.
O que faz a Scale AI?
Empresa é dedicada a acelerar o desenvolvimento de inteligência artificial. A Scale AI faz extração, análise, tratamento e rotulação de dados. Ela contrata pessoas para fazer classificações de informações para ajudar no treino de IA.
Para um sistema de IA saber que uma árvore é uma árvore, por exemplo, é preciso "alimentá-lo" com várias imagens do item, e isso é um trabalho feito por humanos. A Scale AI contrata pessoas, supervisiona esse processo de rotulação e fornece para empresas treinarem seus sistemas.
Scale AI tem entre seus clientes a OpenAI (desenvolvedora do ChatGPT), Meta, GM e Microsoft. Na esfera governamental, sua empresa presta serviços para o Departamento de Defesa dos EUA. A revista Forbes estima que seus contratos chegam ao valor de US$ 110 milhões.
DEU TILT
Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.