Sistema por área: por que sempre que passo em um local recebo SMS com golpe

Ler resumo da notícia
Você passa por um lugar e recebe um SMS dizendo que tem uma pendência com sua carteira de habilitação, uma compra não reconhecida ou milhas prestes a expirar. Na maioria das vezes, trata-se de um golpe e que está condicionado à localização por onde você passa.
O que aconteceu
Anatel e Polícia Civil de São Paulo já apreenderam três equipamentos clandestinos que enviam SMS falsos desde o ano passado. Em duas ocasiões, eram "carros do golpe", que circulavam por regiões com grande movimentação de pessoas e com alto poder aquisitivo. Na última, mais recente, foi apreendida uma antena, em um apartamento, voltada para a Marginal Pinheiros, via com grande circulação de veículos na cidade de São Paulo.
Equipamentos enviam SMS para celulares da região com objetivo de aplicar golpes. Segundo a polícia, os temas das mensagens são diversos, como compras não autorizadas, informações bancárias, pontos de milhas de viagens e irregularidades na carteira da habilitação.

Aparelhos clandestinos enviam mensagens sem passar por redes de operadoras. De acordo com a Anatel, essas estações geram "interferências prejudiciais em redes autorizadas".
Mensagens são cópias de originais e contêm número de telefone falso ou links fraudulentos. É solicitado que vítima entre em contato em um número (que se inicia com 4004 ou 0800) ou acesse o link. Ao entrar em contato, convencidas de que estão lidando com uma empresa, as vítimas cedem dados bancários. No caso de infecção, os golpistas conseguem ter acesso a dados do celular das vítimas.
Golpistas conseguem se passar por uma empresa ou órgão do governo. Em alguns casos, a mensagem é enviada de um número aleatório, em outros o remetente aparece o banco ou a instituição, o que dá mais veracidade para a fraude.

Casos são registrados como associação criminosa, estelionato e invasão de dispositivo informático. No caso do uso do aparelho clandestino, ainda há a possibilidade de multa por descumprir a Lei Geral das Telecomunicações.
Como evitar golpes
A empresa de segurança Kaspersky faz as seguintes recomendações:
- Não clique em links enviados por SMS. O comum é que links abram uma página falsa muito parecida com a original. Se for algo importante, faça uma busca e acesse diretamente o site da instituição.
- Mesmo que mensagem venha de contato ou empresa conhecida, desconfie se o tema for uma promoção imperdível ou um pedido inusitado como um empréstimo. É possível que a conta tenha sido comprometida ou seja um SMS falsificado. Antes de fazer o que a pessoa ou a empresa pede, entre em contato para confirmar.
- Desconfie de números que você não conhece. Na dúvida, tente outra forma de contato. Faça uma busca para saber se aquela empresa comumente envia mensagens usando aquele número. Se não conhecer e estiver recebendo muitas mensagens, bloqueie.
- Nunca forneça informações pessoais. Em nenhuma circunstância envie dados pessoais via SMS. Em caso de pendência com um banco, por exemplo, entre em contato diretamente com a central de atendimento. Além disso, bancos nunca pedem senha, token de acesso ou informações sensíveis (como CPF) pelo telefone.
- Tenha uma solução de segurança no celular. Apps antivírus costumam verificar se uma mensagem é suspeita.
*Com reportagem de 27/01/25
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.