Quem veio primeiro, ovo ou galinha? A ciência tem uma nova resposta

O que veio primeiro ovo a galinha? Em algum momento todos já se perguntaram isso - e de fato, essa é uma questão científica.

Um estudo publicado em 2023 na revista Nature trouxe uma nova perspectiva para a pergunta. Segundo essa pesquisa, a resposta inicial seria a "galinha" — ou melhor, o animal, considerando as linhagens ancestrais das aves.

Contudo, em 2024, pesquisadores da Unige (Universidade de Genebra), na Suíça, publicaram um estudo que desafia essa conclusão: o culpado é um organismo unicelular chamado Chromosphaera perkinsii, que traz indícios de que o ovo veio primeiro.

O que aconteceu

Novo organismo descoberto. Chromosphaera perkinsii é um organismo unicelular que forma colônias multicelulares. Encontrado em sedimentos marinhos do Havaí em 2017, mostrou indícios de uma capacidade de desenvolver estruturas multicelulares semelhantes a embriões, o que sugere que os processos básicos do desenvolvimento embrionário existiam há pelo menos 1 bilhão de anos, muito antes dos primeiros animais.

Em resumo, o ovo ganhou a corrida.

Semelhança com embriões animais. Ao dividir-se, ele forma estruturas que se assemelham aos estágios iniciais de um embrião animal.

Primeiras evidências. As primeiras evidências de sua presença na Terra remontam a mais de um bilhão de anos, indicando que o desenvolvimento multicelular pode ter surgido muito antes do que se pensava.

Processo autônomo de divisão. Esse organismo unicelular se divide de forma coordenada e persiste em uma estrutura multicelular por cerca de um terço de seu ciclo de vida, apresentando pelo menos dois tipos distintos de células.

Continua após a publicidade

Ovo ou galinha? Diferença entre os estudos

Estudo de 2023 chegou a conclusão diferente. Para entender essa questão, o estudo anterior, publicado em 2023 na Nature, investigou as origens dos ovos nas aves e répteis, que revelou, que os "ancestrais das galinhas" vieram antes dos ovos.

Primeiros ancestrais. Ancestrais das aves e répteis poderiam ter dado à luz filhotes vivos em vez de botar ovos.

Viviparidade era a chave. A pesquisa sugeriu que a viviparidade — quando o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe — estava presente nos tetrápodes primitivos (vertebrados terrestres).

Aves e répteis. Alguns cientistas acreditam que as aves, como as galinhas, evoluíram de dinossauros que botavam ovos, mas esse estudo apontou que algumas dessas espécies podem ter descendido de ancestrais vivíparos (que não botam ovos).

Diferenças nos estudos. Enquanto o estudo de 2023 apontou para uma linhagem evolutiva que liga as galinhas a ancestrais vivíparos, sugerindo que a prática de botar ovos pode ter surgido depois, a pesquisa de 2024 propõe que processos multicelulares similares aos embriões podem ter existido antes mesmo do aparecimento dos animais.

Continua após a publicidade

Eterna dúvida? Essas descobertas trazem novas questões sobre como as estruturas embrionárias se desenvolveram ao longo da história evolutiva e oferecem novas perspectivas para a antiga dúvida e seus diferentes pontos de vista: quem realmente veio primeiro, o ovo ou a galinha?

*Com informações de matéria publicada em 08/07/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.