Cometa do século: o que é o raro fenômeno que poderá ser visto no Brasil

Um dos cometas mais brilhantes do século poderá ser avistado no céu brasileiro nos próximos dias. Conhecido como "Cometa do Século", o corpo celeste poderá ser observado de todo o hemisfério sul.

O que é o cometa do século?

O cometa C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 por dois observatórios independentes, um na China (Observatório de Tsuchinshan) e outro no Havaí (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System).

Em outubro, o cometa atingirá seu brilho máximo, com magnitude que pode chegar entre -2,0 e -3,0 - quanto menor o número, mais intenso é o brilho. Cometas são geralmente compostos por gelo e poeira - e esse brilho é resultado da ação dos ventos solares.

O C/2023 A3 ganhou destaque por ser chamado de "Cometa do Século", e essa "fama" se deve ao seu brilho intenso e à expectativa de ser um dos cometas mais visíveis em décadas.

Quando será possível ver o cometa e dicas

O cometa poderá ser observado a partir de 15 de setembro (domingo), mas pode continuar sendo avistado até meados de novembro deste ano.

A melhor hora para vê-lo é acordando bem cedo, antes do nascer do sol e olhando sempre para o leste. Isso pode variar de acordo com a cidade do Brasil.

O uso de binóculos ou lunetas facilita a visualização, especialmente em áreas com pouca poluição luminosa.

Seu celular pode ajudar. Aplicativos como Star Walk 2 e Sky Tonight podem ajudar na localização e identificação do cometa, basta apontar o celular com o aplicativo aberto para o leste antes do nascer do sol.

Continua após a publicidade

Por que cometa do século?

Ele é chamado de "Cometa do Século" devido à sua magnitude luminosa absoluta, que pode ser similar ao cometa Hale-Bopp de 1997, que foi próxima de -1. Isso significa que o C/2023 A3 será um dos cometas mais brilhantes do século.

O cometa se destaca pela sua visibilidade e por trazer uma rara oportunidade de observação a olho nu, mas que depende da luminosidade local e de outros fatores, que podem alterar a visibilidade.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do informado anteriormente no resumo deste texto, o cometa ficará visível a partir do dia 15 de setembro, não de 15 de outubro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes