Motoristas esnobam Uber e 99 e criam apps próprios em cidade do interior
Enquanto Uber e 99 dominam a disputa pelas corridas por aplicativo de transporte nos grandes centros, a realidade é bem diferente nas cidades do interior. Com menos corridas, viagens mais curtas e possibilidade de pagar taxas mais baixas, motoristas têm não só gerenciado, mas criado os seus próprios aplicativos. A divulgação? É no tradicional boca a boca.
Em Santa Rita do Sapucaí (MG), com pouco mais de 40 mil habitantes e reconhecida como pólo de inovação e tecnologia, apps como Uber e 99 têm sido deixados de lado por motoristas e, consequentemente, por usuários. Quem dá as cartas são oito pequenos aplicativos de mobilidade.
O transporte por aplicativos em Santa Rita do Sapucaí teve início com o Uber, mas não foi bem aceito. Os motoristas se sentiram sacrificados pelas altas taxas e começaram a criar as suas próprias plataformas
Alexandre Faustino, motorista do Klick Driver
Ele conta que começou a trabalhar como motorista de aplicativo por necessidade e nunca mais parou.
A tendência de motoristas criarem os próprios apps tem se espalhado para outras cidades brasileiras, através da contratação de empresas "SaaS" (Software as a Service), especializadas em desenvolver plataformas conectadas. Geralmente, os aplicativos são genéricos e customizáveis e podem ser adquiridos por qualquer pessoa interessada em gerir o próprio negócio.
Foi o caso de Edson Rodrigues. Ele também atuou como motorista do Uber. Insatisfeito com o retorno, resolveu tentar desenvolver seu próprio aplicativo. Decidido a criar uma nova plataforma, Rodrigues procurou engenheiros de desenvolvimento no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com sede em Santa Rita do Sapucaí. Descobriu que a ferramenta não era tão simples quanto parecia. O negócio só vingou quando recorreu à MobApps, empresa desenvolvedora de ferramentas de mobilidade customizáveis. Hoje, ele é dono do Vale Driver.
A empresa está em mais de 100 cidades do Brasil e do exterior. Sócio-fundador da MobApps, Mateus Carvalho afirma que, em cidades menores, é possível promover uma mobilização mais ampla entre os motoristas.
Os profissionais que optam por criar este tipo de aplicativo já são do ramo de mobilidade ou são empreendedores com algum vínculo com o segmento. Eles conseguem se agrupar para obter uma taxa mais justa e poder praticar preços melhores. Isso não significa que não exista Uber ou 99 nos locais onde atuamos, mas o fato dos motoristas se sentirem parte de uma causa e saberem que estão próximos do gestor da plataforma faz com que se sintam mais confortáveis
Mateus Carvalho, sócio-fundador da MobApps
As oito empresas que atuam em Santa Rita do Sapucaí são as seguintes:
- Camaleon Car
- Cooper Driver
- Klick Driver
- Mob Vale
- Sandicar
- Tchepcar
- Vale Driver
- Vamuuai
Elas também retêm percentual menor do pagamento do que o praticado pelos aplicativos de abrangência nacional. As comissões delas chegam a ser um quarto do valor retido por Uber e 99.
O Vale Driver é o aplicativo com mais usuários na cidade. A empresa chega a realizar 2 mil corridas e a receber de 10 a 20 novos usuários por dia. O aplicativo expandiu os seus negócios para 72 cidades, mas, ainda que não revele o valor, afirma não ter faturamento equivalente ao de Santa Rita do Sapucaí nas outras praças.
Para o proprietário da Vale Driver, o segredo dos bons resultados é não abrir vagas para todos os interessados. "Se fizéssemos como os outros aplicativos, iríamos fragmentar o lucro e ninguém ganharia. Até excluí a opção 'cadastrar' da plataforma para não aparecer 200 novos cadastros e prejudicar os motoristas mais antigos", diz Rodrigues, proprietário da empresa.
Há uma fila de espera de motoristas querendo se cadastrar. Todos estão em busca do que ouvem falar na cidade. Em março, por exemplo, um único motorista da Vale Driver chegou a realizar 829 corridas e obteve um faturamento de R$ 11 mil.
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Quero receberSe este profissional gastar 50% do valor arrecadado com manutenção e combustível, continua sendo um negócio lucrativo para alguém que vive em uma cidade do porte de Santa Rita do Sapucaí
Edson Rodrigues, fundador da Vale Driver
O engenheiro da computação Raul Efren Huerta Valdez é mexicano e vive em Santa Rita do Sapucaí há cerca de 5 anos. Ele trabalha com telecomunicações no Inatel, das 13h às 22h. Nas horas livres, ganha a vida como motorista de aplicativo.
"O meu salário não é ruim, mas, como tenho esposa e dois filhos, quis melhorar os rendimentos. Trabalho de duas a três horas por dia, durante a semana, e a minha meta são dez corridas diárias. Já nos finais de semana, chego a fazer de 20 a 30 corridas
Raul Efren Huerta Valdez, engenheiro da computação
Os usuários não têm reclamado da profusão de aplicativos.
Fico satisfeito que os aplicativos locais tenham ganhado espaço, aumentado os lucros e vencido a concorrência externa. Esta tendência pode melhorar a qualidade de vida dos profissionais, baratear as corridas e trazer mais investimentos para a nossa cidade
Lucas Julidori, músico e usuário dos aplicativos de mobilidade em Santa Rita do Sapucaí
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