Topo

TV chinesa coloca no ar jornal com apresentadora em Inteligência Artificial

Ren Xiaorong afirma ter recebido "habilidades profissionais de milhares de âncoras" - Reprodução/Twitter
Ren Xiaorong afirma ter recebido 'habilidades profissionais de milhares de âncoras' Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Tilt

17/03/2023 13h55Atualizada em 20/03/2023 08h45

O uso de inteligência artificial acaba de ganhar uma proporção surpreendente na China. Em sua mais recente inovação tecnológica, o país asiático revelou uma âncora de telejornal criada por Inteligência Artificial que pretende divulgar notícias 24 horas por dia.

A jornalista virtual, chamada Ren Xiaorong, ingressou nos telejornais do "People's Daily", controlado pelo Estado chinês, nesta semana. Em sua primeira apresentação, Xiaorong afirmou ter recebido "habilidades profissionais de milhares de âncoras".

A jornalista, que facilmente pode ser confundida com um humano, porém, só pode transmitir informações e responder perguntas a partir de um roteiro pré-estabelecido e alinhado aos ideais do Partido Comunista Chinês.

"Milhares de âncoras de notícias transmitiram suas habilidades profissionais para mim. Por 365 dias, estarei relatando notícias, 24 horas por dia, sem descanso", afirmou Ren em sua apresentação.

De acordo com o tabloide britânico The Sun, os criadores de Xiaorong afirmam que a jornalista virtual existe para responder questões específicas, relacionadas à educação, saúde, moradia, emprego e proteção ambiental. Apesar de surpreendente, a inteligência da âncora é colocada à prova quando questionada sobre assuntos que estão fora da lista de tópicos pré-definidos.

No microblog Weibo, Ren recebeu muitas respostas positivas como 'uau!', 'incrível', 'tão real'. No entanto, apesar de ser uma rede social monitorada pelo governo chinês, algumas críticas à iniciativa chinesa também puderam ser observadas.

"Eu realmente não entendi isso. Há uma escassez de talentos ou os âncoras de IA são melhores nisso? Por que você usaria um robô para transmitir as notícias?", questionou um usuário.