Topo

Com uma simples selfie, app diz que não devo infartar e que pareço jovem

Aplicativo Anura promete calcular a probabilidade de a pessoa desenvolver doenças - Marcella Duarte/Tilt
Aplicativo Anura promete calcular a probabilidade de a pessoa desenvolver doenças Imagem: Marcella Duarte/Tilt

Marcella Duarte

De Tilt*, em Barcelona (Espanha)

02/03/2023 10h07Atualizada em 06/03/2023 10h22

Um aplicativo com inteligência artificial chamou a atenção de participantes que circulavam pelo MWC 2023 (Mobile World Congress), maior evento de tecnologia móvel, realizado nesta semana em Barcelona. A promessa da empresa canadense NuraLogix é usar uma simples selfie para informar se você tem risco de sofrer um infarto ou derrame em breve, se tem colesterol alto ou diabetes, e até como está seu estado mental.

Intrigada sobre o quão precisa seria uma tecnologia dessas, decidi testar. Para minha surpresa, o app destacou que estou muito saudável fisicamente e mentalmente, e não tenho riscos de infartar.

O teste

É bem rápido e simples. Apenas fiquei olhando para um tablet enquanto a inteligência artificial fazia as análises. É preciso posicionar o rosto em um círculo na tela e não se mexer.

MWC 2023: Aplicativo Anura, que reconhece o fluxo sanguíneo do rosto, informa dados de saúde e nível de estresse - Marcella Duarte - Marcella Duarte
Alguns dados de saúde analisados pelo Anura
Imagem: Marcella Duarte

Em 30 segundos, recebi um diagnóstico detalhado com cerca de 30 parâmetros. Círculos, que variam de verde a vermelho, mostram de uma maneira bem didática como está sua saúde em cada um deles.

Inclusive, disse que aparento 30 anos de idade — como tenho 36, a minha pele deve estar bem ok para os parâmetros usados — e que meu estado geral de saúde é 82% — ótimo, segundo o app.

Dá para confiar?

Bom, a própria empresa reforça que sua plataforma não faz diagnósticos e nem previne "qualquer doença, sintoma, distúrbio ou estado físico anormal". A ideia é oferecer dados para dar mais consciência sobre o seu bem-estar — e nem as medições de um smartwatch podem ser consideradas como diagnóstico médico, quem dirá de algo que nem encosta um sensor em você.

Dito isso, não tem como saber o quão precisas são ou não todas as informações que o app Anura me deu — a tecnologia também ainda é recente. Apenas os batimentos cardíacos eu pude confirmar na hora, com a medição de um modelo de relógio inteligente que estava usando no momento.

Os resultados foram bem parecidos. Já minha respiração apareceu um pouco mais baixa que o normal, o que também faz sentido, pois eu dei uma prendida na respiração para ficar imóvel durante os 30 segundos da selfie.

Pelo menos dez estudos científicos dão embasamento para a assertividade da tecnologia, que começou a partir de um projeto da Universidade de Toronto para detectar mentiras em crianças, de acordo com a empresa. A IA foi treinada com dados de mais de 40.000 pacientes com condições variadas.

As representantes da companhia me disseram que o objetivo da tecnologia é dar alguns alertas para que a pessoa procure um médico caso algo pareça errado. Elas também reforçaram que é uma avaliação daquele momento, e pode mudar ao longo do tempo ou até, por exemplo, se você acabou de comer ou de fazer um esforço físico.

MWC 2023: Aplicativo Anura, da startup canadense Nuralogix, faz o reconhecimento do fluxo sanguíneo do rosto para indicar dados de saúde e riscos de doenças - Divulgação - Divulgação
Anura, da startup canadense Nuralogix, está em exibição no MWC 2023
Imagem: Divulgação

Como a tecnologia funciona

Para fazer o monitoramento sem qualquer contato físico, a empresa desenvolveu uma tecnologia chamada TOI (Transdermal Optical Imaging ou "imagem óptica transdermal"), uma forma de fotopletismografia remota (rPPG). Isso quer dizer que o que é analisado é a circulação de sangue sob nossa pele. O sistema extrai informações da luz refletida em algumas áreas de foco do rosto.

Segundo a empresa, a margem de erro de menos de 8 mmHg. O sistema também consegue prever se sua hemoglobina glicada (HbA1c) é maior que 5,7% ou se sua glicemia em jejum é mais que 5,5mmol/L.

Os dados são enviados para um servidor na nuvem, onde a inteligência artificial analisa a imagem. As informações não ficam guardadas nos servidores da NuraLogix — são deletadas assim que o relatório é gerado, diz a companhia. Mas, se você baixar o app, ficará registrado um histórico de suas análises, para que você possa comparar seu estado ao longo do tempo.

O Anura roda em qualquer dispositivo com câmera frontal, como um tablet ou smartphone, basta ter conexão à internet e uma boa iluminação no ambiente (nem muito escuro e nem claro demais). No MWC, meu teste foi feito em um iPad mini 6 que estava sendo usado no estande.

Disponibilidade do app

Achei o sistema muito interessante, mas a NuraLogix não o oferece diretamente para o público, até para que não seja usado como forma de diagnóstico.

Há apenas uma versão de demonstração, chamada Anura Lite app, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, onde é possível ter um gostinho de como funciona a selfie da saúde.

O sistema completo, porém, está sendo comercializado para empresas de soluções de saúde e oferecida para clientes no mundo todo, inclusive no Brasil — a Starbem, por exemplo, oferece uma versão do sistema em seu aplicativo; para usar, não precisa ser assinante, basta preencher um cadastro.

A NuraLogix também tem feito parcerias com indústrias, para que usem em programas de bem-estar dos funcionários, e acredita que um dia o Anura pode ser inserido em um contexto de cidade inteligente.

*A jornalista viajou a convite da Huawei