Topo

Por que ETs ainda não 'ligaram' para Terra? O momento certo não chegou

Planeta Terra do espaço à noite - Nastco/Getty Images/iStockphoto
Planeta Terra do espaço à noite Imagem: Nastco/Getty Images/iStockphoto

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

25/01/2023 13h35

Pesquisadores dos Estados Unidos decidiram analisar a viabilidade técnica para que possíveis mensagens de inteligências extraterrestres cheguem ao nosso planeta.

O estudo, publicado na revista The Astronomical Journal em dezembro passado, dá indícios de que, caso existam, os alienígenas estariam esperando um momento cósmico propício para enviar seus sinais de vida.

Segundo informações do site especializado Live Science, os cientistas observaram possíveis sinais tecnológicos durante os momentos em que 12 exoplanetas (planetas fora do sistema solar) passaram em frente de seus sóis. Ao menos na teoria, essa fase poderia ser uma boa chance para o envio e chegada de mensagens de fora para a Terra.

"Os trânsitos exoplanetários são especiais porque podem ser calculados tanto por nós na Terra, como observadores, quanto por qualquer espécie tecnológica em potencial no próprio sistema exoplanetário, como transmissores", afirmou a líder do estudo, Sofia Sheikh, pós-doutoranda em radioastronomia da instituição sem fins lucrativos SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence — Busca por Inteligência Extraterrestre, em tradução livre).

A pesquisa não se concentrou em verificar se os alienígenas existem. O foco foi encontrar possíveis padrões e dados para que novos estudos possam ser realizados. Os dados precisam ainda ser revisados por outros cientistas.

Como foi o trabalho

Sheikh e os outros pesquisadores usaram um telescópio Robert C. Byrd Green Bank para procurar possíveis sinais de rádio em 12 exoplanetas, observando todo o trânsito de informações durante março de 2018.

Eles encontraram quase 34 mil sinais. Desses, 99,6% foram descartados por terem sido classificados como interferências de comunicação naturais da Terra.

Apenas dois dos sinais entraram na lista de análises complementares: as ondas foram chamadas de Kepler-1332b e Kepler-842b. Segundo o LiveScience, os dois são de planetas potencialmente rochosos.

Apesar disso, o grupo mantém baixas expectativas de ser alguma descoberta extraterrestre. A crença mais forte é de que interferências terrestres também tenham resultado nessas ondas.

Tentativas de contato

Os primeiros relatos de tentativas de contato com inteligências fora do nosso planeta datam o século XIX, no período de formatação da tecnologia radiofônica.

O caso mais emblemático é a Mensagem de Arecibo, enviada como um sinal, em 1974, com a ajuda do astrônomo Carl Sagan.

Ela continha códigos binários (ou seja, 0 e 1) e teve como objetivo localizar vida extraterrestre.

Até o momento, não há registros oficiais de respostas.