Topo

Não foi ataque hacker: arquivo corrompido gerou apagão em aviões dos EUA

11.jan.2023 - Passageiros aguardavam normalização de voos em aeroporto de Chicago, nos EUA - Jim Vondruska/Reuters
11.jan.2023 - Passageiros aguardavam normalização de voos em aeroporto de Chicago, nos EUA Imagem: Jim Vondruska/Reuters

Simone Machado

Colaboração para Tilt*, em São José do Rio Preto (SP)

12/01/2023 10h46Atualizada em 12/01/2023 10h46

Sem tempo, irmão

  • A FAA diz que um arquivo corrompido em seu sistema levou aos atrasos e nega um ataque cibernético
  • O problema fez com que a agência precisasse reiniciar o sistema
  • As operações de decolagem foram suspensas das 9h30 e 10h50 (horário de Brasília)
  • Cerca de 8 mil voos atrasaram e 1.200 foram cancelados

A interrupção de decolagens que afetou milhares de voos nos Estados Unidos, ontem (11), foi causada por um arquivo corrompido no banco de dados, segundo a FAA (Administração Federal de Aviação). A agência, responsável pela segurança do tráfego aéreo comercial no país, descartou a possibilidade de um ataque hacker ao seu sistema.

Segundo a FAA, a falha afetou o sistema Notam, que alerta os pilotos e outros funcionários de voo sobre perigos ou alterações relevantes nos aeroportos.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de interrupção aconteça novamente. Nosso trabalho preliminar rastreou a interrupção em um arquivo de banco de dados danificado. Neste momento, não há evidências de um ataque cibernético", disse a FAA, em um comunicado emitido ontem.

A agência também se manifestou através do Twitter, onde explicou sobre o problema

"Continuamos uma revisão completa para determinar a causa raiz da interrupção do sistema NOTAM (Notice to Air Missions). Nosso trabalho preliminar rastreou a interrupção até um arquivo de banco de dados danificado. No momento, não há evidências de um ataque cibernético", escreveu.

Devido ao ocorrido, cerca de 8 mil voos tiveram atrasos e 1,2 mil foram cancelados, segundo o FlightAware (serviço de rastreamento de voos).

Voos domésticos e internacionais que decolariam na manhã de ontem dos aeroportos dos EUA ficaram em solo entre 9h30 e 10h50 no horário de Brasília. Os aeroportos mais afetados foram o La Guardia (em Nova York) e o Reagan National (em Washington DC).

*Com informações Axios e The New York Times