Topo

Rastro de foguete lançado na China aparece nos céus do Brasil; veja imagens

Pluma de combustível do foguete chinês Long March 7A registrada em Senador Pompeu (CE) - Matias Alves
Pluma de combustível do foguete chinês Long March 7A registrada em Senador Pompeu (CE) Imagem: Matias Alves

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/01/2023 17h19

Moradores de estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil se assustaram neste domingo (8), ao verem um estranho objeto muito luminoso no céu, por volta das 20h.

Mas o fenômeno logo foi esclarecido por astrônomos: era um "rastro" do foguete chinês Long March 7A, da missão Shijian 23, que lançou três satélites naquela noite, da base de Wenchang.

Brasileiros nas redes sociais especularam que o até então óvni (objeto voador não identificado) pudesse ser uma explosão, cometa, uma nave alienígena e até um "anjo".

Veja alguns dos registros:

Ceará

Roraima

Mato Grosso

O que rolou?

O nome correto para o fenômeno é "pluma" — uma nuvem gerada pelo gás expelido pela queima do combustível no primeiro estágio do foguete. Acontece em qualquer lançamento, mas nem sempre é visível (depende do horário, do local de onde observamos e da posição do Sol, que ilumina as substâncias).

"Quando você tem lançamentos no começo da manhã ou no fim da tarde, devido ao ângulo da iluminação do Sol, as plumas de exaustão são vistas e fotografadas. Quando o foguete ainda não está tão alto e passa em cima de uma região com muita gente, temos testemunhas. Foi isso que aconteceu domingo, com o lançamento chinês", explica Sérgio Sacani, geofísico e astrônomo amador, do canal Space Today.

Ele ressalta que os foguetes movidos a combustível líquido queimam o propelente a altíssimas temperaturas dentro da câmara de combustão — esse processo gera gases, que são expelidos.

À medida que atinge altitudes maiores, o ar vai ficando rarefeito, o que altera a interação destes gases com a atmosfera, enquanto os motores realizam a manobra necessária. Isso vai "abrindo" a pluma. Ela pode ganhar formas bem grandes e esquisitas, como um leque ou um peixe.

Veja que interessante esta em um lançamento de um foguete Falcon 9, da SpaceX, em 2020: