Topo

Veja como configurar sua TV para obter a imagem ideal para os jogos da Copa

Casemiro dá bote em Dusan Tadic, da Sérvia, na estreia da seleção brasileira na Copa do Qatar - NELSON ALMEIDA / AFP
Casemiro dá bote em Dusan Tadic, da Sérvia, na estreia da seleção brasileira na Copa do Qatar Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

25/11/2022 14h00

Em época de Copa do Mundo, a TV vira estrela casa. Mas será que o seu aparelho está ajustado para exibir os jogos da melhor forma? Futebol

Boa parte dos modelos modernos têm ajustes que melhoram especificamente a exibição de conteúdos esportivos, já que esse tipo de programação tem características muito particulares.

"O desafio é manter uma ótima qualidade com cores vivas e sem tremores, e não só na bola ou nos jogadores, mas na imagem como um todo. Mesmo com a movimentação muito rápida na horizontal, com diversos quadros diferentes compondo a imagem", diz Bruno Morari, diretor de marketing e produtos da Philips.

Quando a TV não está configurada corretamente, a bola e os jogadores podem ganhar "fantasmas" ao seu redor, especialmente quando atletas dão uma "arrancada" em campo ou quando um goleiro cobra um daqueles tiros de meta que a bola vai longe.

Essa configuração também adota padrões de contraste, brilho e outros parâmetros que melhoram o aspecto geral. E fique tranquilo: esses ajustes não têm nada têm a ver com aquela situação chata em que seu vizinho vê o gol microssegundos antes de você.

"O delay é, literalmente, um atraso na transmissão. Muitas vezes, ocorre quando o sinal das imagens é comprimido e descomprimido no aparelho decodificador da TV por assinatura. Um jeito mais rápido de acompanhar um jogo pela TV é usando o sinal digital aberto, com uma antena", explica Ricardo Caranicola Caleffo, doutor e professor no curso de engenharia eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

E o modo "videogame"?

Algumas pessoas se confundem e usam o modo "jogo", presente em certas televisões. Mas ele se refere a videogames.

"Esse modo geralmente ativa tecnologias que diminuem o input lag, ou seja, reduz o tempo de resposta do televisor com as ações feitas no controle", diz Nikolas Corbacho, gerente de Produtos da Semp TCL.

Ainda assim, os representantes das marcas se dividem. Porta-vozes da Samsung e Philco acreditam que o modo "jogo" pode trazer benefícios para quem vai assistir à Copa. Os da Philips e LG, por sua vez, discordam.

"O recurso é destinado para games mesmo, já que desativa todo o pós-processamento de imagem realizado pela TV e entrega o conteúdo original gerado pelo videogame, reduzindo o chamado 'input lag'. Não é o mais indicado para assistir às partidas", afirma Cintia Viani, gerente de marketing e produtos da LG do Brasil.

Confira abaixo o que representantes das marcas de TV mais populares do Brasil sugerem para ver o Brasil lutar pelo hexa:

Samsung

"A melhor forma é acionar o modo 'Futebol', modo 'Esporte' ou ainda o modo 'Dinâmico'. Ele faz com que tanto imagem e som sejam ajustados para aumentar a imersão e melhorar a experiência durante a partida", conta Alexandre Gleb, gerente de TV.

Essas opções podem ser encontradas nas Configurações, que costuma ser o primeiro ícone na barra de navegação das smartvs da marca. Procure por "Modo de Imagem".

"Com eles, o HDR é ativado, aumentando o brilho e deixando as cores ainda mais vivas, permitindo também uma taxa de atualização das imagens ainda maior. Já o som é equalizado de forma a dar mais mais ênfase à torcida", conta Gleb.

LG

"O modo 'Esportes' presente é um excelente ponto de partida. Ele traz configurações de brilho e contraste maximizadas, além de configurações de interporlação de movimento, chamado pela LG de TruMotion, ajustados para movimentos suaves. Ele deve garantir movimentos sem distorção e cores vivas e nítidas sem excessos", conta Cintia Viani, gerente de marketing e produtos.

Ela destaca ainda as funções de Inteligência Artificial, muito populares em alguns modelos. "Imagem IA, Brilho IA e Som IA usam algoritmos de deep learning e o sensor de luz da TV para fazer ajustes em tempo real nessas três características", afirma.

TCL

"A configuração vai sempre depender do ambiente em que a TV está localizada, considerando variantes como iluminação, tamanho do ambiente e nível de barulho", afirma o gerente de produtos Nikolas Corbacho.

"As TVs QLED têm algoritmo que garante que as imagens sejam sempre suaves, mesmo para esportes com cenas em movimento rápido. No caso das novas TVs QLED Mini LED C835, há também o Dolby Vision IQ, que ajusta a imagem automaticamente de acordo com a iluminação do ambiente."

Philco

"Para reproduzir todas as cores vívidas do gramado, camisas de seleções e torcidas, é possível ajustar manualmente o brilho, contraste e saturação das imagens. De qualquer forma, com a Fast Smart TV Philco o consumidor não precisa se preocupar com isso, pois é só selecionar a Função Futebol. Essa função faz os ajustes para que a experiência seja ideal em termos de cores, imagem e som", garante a diretora executiva Cristiane Clausen.

Philips

"Todos os modelos mais novos já têm o recurso de otimização para assistir futebol. Basta selecionar a opção 'esportes' ou 'futebol' no menu, dependendo do modelo de sua TV Philips ou AOC", explica o diretor de marketing e produtos Bruno Morari.