Topo

Brasil enfrentará França na final da Copa, prevê algoritmo do Magalu

iStock
Imagem: iStock

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

24/11/2022 10h36

A Seleção Brasileira jogará sua primeira partida na Copa do Mundo do Qatar nesta quinta-feira (24). E, se depender das previsões de uma inteligência artificial desenvolvida pela varejista Magazine Luiza, o Brasil chegará na final junto com a França, vencedora do último campeonato mundial, em 2018.

Cientistas de dados da empresa analisaram 10 mil cenários diferentes para chegar ao resultado. Segundo o modelo algorítmico, o Brasil tem 19% de chances de sair vencedor da Copa 2022, enquanto a seleção francesa tem 16%.

A estatística do "Bolão da Lu do Magalu" se aproxima das previsões feitas por uma equipe internacional de pesquisadores das Universidades de Innsbruck (Áustria), Ghent (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e das Universidades Técnicas de Dortmund e Munique (ambas na Alemanha).

De acordo com o modelo desenvolvido pelo grupo acima, o Brasil é o maior favorito neste ano, com 15% de chances de levar o troféu da Fifa, seguido da França, Alemanha, Holanda e Argentina.

Como a inteligência artificial chegou ao resultado

Para chegar aos resultados propostos, a equipe de ciência de dados da área de tecnologia da varejista, o Luizalabs, utilizou ferramentas de inteligência artificial, machine learning (capacidade de aprendizado do sistema) e redes neurais, alimentadas com informações dos últimos 30 anos (de 1992 pra cá) do futebol mundial.

Segundo os profissionais, o modelo usou dados dos históricos de jogos desse período, placares de copa, notas de escalação dos jogadores — goleiro, defesa, meio de campo e ataque — e do ranking da Fifa atualizado, que classifica os países de acordo com o desempenho das equipes.

Cada um dos 10 mil cenários definidos exibiu um campeão. O Brasil saiu vencedor em 1,9 mil vezes, seguido da França, que apareceu como campeã 1,6 mil vezes. A equipe de pesquisadores internacionais realizaram 100 mil simulações, e chegaram a resultados semelhantes.

"O futebol é um esporte muito difícil de se prever resultados e isso também é o que faz ele ser tão apaixonante. Às vezes é um detalhe que define o resultado do jogo. Há seleções que têm um ótimo ataque, mas não tem uma boa defesa, por exemplo. As variáveis levam em conta jogo a jogo e cada um tem a probabilidade de vitória, empate ou derrota", explica Fernando Nagano, diretor de analytics do Magalu, com exclusividade a Tilt.

IA acertou vencedor de jogo entre França e Austrália

Seguindo a ferramenta do Magalu, no jogo França e Austrália da última terça-feira (22), a seleção de Mbappé tinha 60% de chances de vencer, 22% de empate e 18% de derrota. O resultado oficial confirmou a previsão, com 4 gols para a França e zero para Austrália.

No fim da primeira rodada do campeonato, o modelo fará novas simulações, a partir dos resultados daqueles que foram classificados em cada fase, atualizando as probabilidades.

IA errou previsão entre Arábia Saudita e Argentina

"Como se trata de probabilidades, às vezes pode dar zebra. No início do campeonato, a Arábia Saudita tinha menos chances do que a Argentina, de acordo com nosso modelo. Mas com o resultado do último placar [Arábia Saudita 2 x Argentina 1], a chance do país latino-americano reduzirá", afirma Mangano.

Ele lembrou ainda da seleção da Croácia na Copa de 2018, que nos modelos de IA e estatística da época não era uma das favoritas, mas conseguiu chegar à final, perdendo para a França.

De acordo com o diretor, o modelo foi desenvolvido em apenas duas semanas.

"Na nossa rotina, construimos modelos preditivos para apoiar na tomada de decisões da empresa. Aproveitamos esse conhecimento para desenvolver essa brincadeira para a Copa. Ainda assim, tivemos que pesquisar bastante pois somos especialistas em varejo e não em futebol", brincou.

Pode ajudar em bolões

A ferramenta desenvolvida pelo Magalu divulga, a partir desta quinta-feira (24), o palpite sobre o resultado de cada jogo nas redes sociais da empresa.

A proposta é que os internautas possam usar as previsões para fazer seus bolões a partir de dados processados por computador.