Topo

Diretora do Twitter dorme no escritório, tenta se explicar e é criticada

Diretora fotografada dormindo em sala de reuniões defendeu cochilo no trabalho como parte de esforço da equipe para adaptar Twitter ao novo dono, Elon Musk  - Reprodução/Twitter
Diretora fotografada dormindo em sala de reuniões defendeu cochilo no trabalho como parte de esforço da equipe para adaptar Twitter ao novo dono, Elon Musk Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

04/11/2022 11h42Atualizada em 04/11/2022 15h03

A foto de uma diretora do Twitter dormindo no chão de um dos escritórios da empresa, nos Estados Unidos, gerou comentários sobre a rotina da rede social sob gestão do novo dono, Elon Musk.

Na imagem, Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos da companhia, aparece enrolada em um saco de dormir no que parece ser uma sala de reuniões, com o rosto meio coberto por um tapa-olho para se proteger das luzes, ainda acesas. Na legenda, a funcionária responsável pelo clique fez uma brincadeira com a situação da chefe.

"Quando você precisa de algo da sua chefe no Twitter do Elon", escreveu Evan Jones, gerente de produtos do Twitter Spaces, sobre a situação inusitada.

Crawford também fez um post no mesmo dia, na quarta-feira (2). "Quando sua equipe está se esforçando ininterruptamente para cumprir os prazos, às vezes você #DormeOndeVocêTrabalha", escreveu a diretora ao retuitar a foto.

Apesar do tom bem-humorado das funcionárias, a imagem da funcionária surge em meio a notícias sobre Elon Musk pressionando colaboradores do Twitter a implementar rapidamente as mudanças desejadas pelo novo dono.

Uma fonte do jornal NYPost, falando em condição de anonimato, obteve uma mensagem da comunicação interna da empresa afirmando aos funcionários que "a expectativa é de trabalho literalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana" para colocar em prática atualizações como o novo método de verificações de perfil, que prevê o pagamento de uma mensalidade para quem quiser o selo azul.

O próprio Musk já foi protagonista de notícias sobre dormir no trabalho durante o início da produção de carros pela Tesla, ocasião em que teria feito uma cama na fábrica para poder acompanhar o processo, que enfrentou dificuldades de prazo por algum tempo.

Explicação

Depois de receber centenas de comentários sobre sua situação, a diretora do Twitter voltou à rede para defender o cochilo dentro da empresa, afirmando que o momento faz parte do comprometimento dela e de seus funcionários.

"Já que algumas pessoas estão enlouquecendo por causa da foto, eu vou explicar: fazer coisas difíceis requer sacrifícios (tempo, energia, etc). Eu tenho colegas por todo o mundo que estão se esforçando para trazer ao mundo algo novo, então é importante para mim estar presente por eles e manter o time fluindo", afirmou Crawford em seu perfil no site, destacando ainda que a empresa não vive um "momento normal".

Apesar da explicação, muitos usuários do Twitter ainda mantiveram suas críticas à postura da diretora. "Um administrador que valoriza as habilidades de seus funcionários não os faz dormir no trabalho para manter o emprego", escreveu Walter Thompson, editor do site de tecnologia TechCrunch.

Procuradas pelo NYPost para comentários sobre o assunto, as funcionárias responsáveis pelos posts e a assessoria do Twitter não se manifestaram sobre o assunto.

Em 1 semana, Musk fez "revolução interna" no Twitter

Elon Musk oficializou a compra do Twitter em 27 de outubro, após fechar um acordo avaliado em US$ 44 bilhões para a aquisição da rede social. Em pouco mais de uma semana, segundo o jornal The Washington Post, o empresário já promove uma revolução interna na companhia, demitindo até mesmo executivos do alto escalão.

Os movimentos do bilionário sinalizaram suas intenções de colocar sua marca pessoal na empresa de mídia social, uma das mais influentes do mundo. Recentemente, Musk havia criticado publicamente a gestão do Twitter sobre decisões de produtos e moderação de conteúdo.

O fechamento do negócio foi o desfecho de uma longa saga onde Musk havia realizado a aquisição da empresa a um preço inflacionado, e posteriormente renegou o acordo antes de entrar em uma batalha com a rede social.

Em sua descrição na rede social, Musk já se autodenomina como "Chefe do Twitter" e, segundo fontes relataram ao Washington Post, o bilionário apareceu de surpresa na sede da empresa um dia antes de oficializar a compra com uma pia nas mãos, tuitando em seguida "let that sink in"— uma expressão popular que quer dizer algo como "hora de cair a ficha"; a palavra "sink" significa pia e também quer dizer afundar.

Entering Twitter HQ - let that sink in! pic.twitter.com/D68z4K2wq7

-- Elon Musk (@elonmusk) October 26, 2022