Topo

Nasa capta 'sorriso' do Sol em imagem impressionante feita por telescópio

Observatório de dinâmicas solares da Nasa captou momento de "sorriso simpático" do astro-rei - SDO/AIA/Nasa
Observatório de dinâmicas solares da Nasa captou momento de "sorriso simpático" do astro-rei Imagem: SDO/AIA/Nasa

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt, de São Paulo

28/10/2022 14h10

Um Sol "sorridente" foi capturado em imagem feita pela Nasa, a agência espacial norte-americana, em imagem divulgada nesta semana.

Nela, é possível ver duas manchas escuras circulares lado a lado acima e uma outra mancha escura num formato de meia-lua abaixo, lembrando dois olhos e uma boca sorrindo num rosto humano.

A fotografia foi feita nesta quarta-feira (26) por uma sonda chamada Solar Dynamic Observatory (Observatório das Dinâmicas Solares, em tradução livre), enviada ao espaço pela Nasa em 2010 para coletar informações sobre o astro-rei.

O rosto, claro, é mais um caso de pareidolia — fenômeno quando enxergamos rostos em objetos. Mas isso não impediu que o perfil da agência espacial brincasse no Twitter, soltando um "Diga xis!" ao divulgar a imagem.

Por que o Sol está 'sorrindo'?

A explicação científica para o fenômeno veio no mesmo tweet. De acordo com a Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, buracos coronais, regiões temporárias de plasma relativamente frio e menos denso.

Funciona assim: o Sol lança continuamente matéria de sua superfície para o espaço afora, num fluxo conhecido como "vento solar". Nos buracos coronais, o vento solar escapa para o espaço numa velocidade muito mais rápida: se a média de velocidade de desprendimento desse vento a partir do Sol é de 400 km/s, num buraco coronal ela pode chegar a 800 km/s.

Mas a internet não perdoa. Houve quem comparasse o "sorriso" do Sol ao homem de marshmallow do filme "Os Caça-Fantasmas":

Ou, então, quem achasse que o Sol está celebrando o Halloween, já que ficou parecendo uma grande abóbora:

Mas um Sol sorridente de verdade foi mostrado em primeira mão mesmo no programa infantil "Os Teletubbies":