Topo

Amazon lança Halo Rise, um monitor de sono que você não precisa vestir

Halo Rise é o grande lançamento da Amazon - Amazon/Reprodução
Halo Rise é o grande lançamento da Amazon Imagem: Amazon/Reprodução

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

28/09/2022 14h10

A Amazon realizou, hoje (28), seu evento global de lançamentos. A grande novidade é o Halo Rise, uma luminária de cabeceira capaz de monitorar o sono.

Diferentemente de outros dispositivos, a pessoa não precisa vestir nada (como, por exemplo, uma smartband no pulso) para ser monitorada. O Halo Rise parece um ring light (anel de luz, na tradução direta), que deve ficar posicionado ao lado da cama. Ele também funciona como alarme e rádio-relógio.

A tecnologia foi lançada por US$ 140 (R$ 750, na conversão direta) nos Estados Unidos; ainda não há datas ou valores para lançamento no Brasil.

Como funciona?

Para rastrear o sono, o aparelho não usa câmeras ou microfones. Os dados são gerados a partir de sensores embutidos que monitoram os padrões de respiração e movimentos do corpo nas diferentes fases do sono.

Equipado com inteligência artificial com aprendizado de máquina avançado, segundo a Amazon, ele é capaz de detectar se há duas pessoas dormindo na cama, e até se há um animal junto, e isolar os dados.

Mas apenas quem estiver mais perto do dispositivo terá o sono registrado.

halo rise - Divulgação - Divulgação
Halo Rise, novo dispositivo da Amazon que monitora o sono à distância
Imagem: Divulgação

O alarme funciona como o Sol, se iluminando gradualmente para acordar o consumidor. Ele começa o processo no momento mais adequado do ciclo de sono da pessoa em questão, para tornar o processo de acordar mais natural.

Também há sensores ambientais para medir temperatura, umidade e luz do ambiente. Se desejar, é possível cruzar esses dados para entender sob quais fatores a pessoa dorme melhor ou pior.

halo rise amazon monitoramento sono - Amazon/Reprodução - Amazon/Reprodução
Imagem: Amazon/Reprodução

Gráficos no app da Amazon mostram os horários e estágios do sono — um recurso similar ao que a maioria dos smartwatches (relógios inteligentes) apresenta.

O aparelho pode ser integrado à assistente virtual Alexa, permitindo que sejam montadas rotinas. Por exemplo, tocar sua música ou artista favorito pela manhã.

A Amazon também anunciou o lançamento de Echo Dots, Echo Studio e o Kindle Scribe (dispositivo de leitor de livros com possibilidade de escrita na tela) nesta quarta-feira.