Brasileiros que importaram iPhone 14 relatam problemas com o chip virtual
A decisão da Apple de retirar a entrada para o chip físico do modelo do iPhone 14 vendido nos Estados Unidos se tornou uma dor de cabeça para alguns brasileiros que compraram o aparelho por lá. Nas redes sociais, há relatos de quem teve problemas para ativar o chip virtual (o eSIM) desde o lançamento, principalmente na operadora Vivo.
É o caso da médica santista Letícia Castro (27), que aproveitou uma viagem programada para Orlando para trocar seu iPhone 11 pelo atual. Ela conta que comprou o iPhone 14 na loja da Apple no Florida Mall em 17 de setembro e enfrentou dificuldades para ativar sua linha.
"Tentamos fazer a ativação pelo site da Vivo. Meu pai é o titular da conta, fornecia todos os dados solicitados e fazia a biometria, mas o sistema da operadora dava um erro e não conseguia gerar o QR Code", explicou.
No Brasil, a irmã de Letícia foi até uma loja da Vivo para tentar ajudar a resolver a situação e foi informada por um técnico da empresa de que o problema poderia ser na Anatel, já que o modelo vendido nos Estados Unidos não era homologado no Brasil.
Insatisfeita com a resposta, a médica procurou outras pessoas com o mesmo problema nas redes sociais. Encontrou várias que relataram a mesma mensagem de falha no site: "Erro ao tentar encontrar o TAC associado a Perfil Elétrico".
Para tentar resolver o problema, Letícia entrou em contato com a loja da Vivo do shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de setembro. De início, a médica foi informada por uma lojista de que não conseguiria fazer o chip virtual no iPhone 14 e que não havia prazo para que o problema fosse resolvido.
Na última terça-feira (20), no entanto, a atendente da loja afirmou que o sistema já estava funcionando novamente. "Meu pai forneceu os dados cadastrais, fez o reconhecimento biométrico e liberou o QR Code. Em menos de 20 minutos, o eSIM já estava configurado no celular", conta.
A médica disse que resolveu compartilhar seu relato na internet diante do desespero e da falta de informação nos primeiros dias.
"Fiquei chateada na hora, porque eu uso o celular como ferramenta de trabalho. Sabia que iriam resolver o problema, mas na hora a gente fica frustrada quando não tem ninguém para explicar a situação. O pessoal da Vivo não sabia o que falar", lamenta.
Problema se repetiu na Europa
A mesma mensagem de erro na hora da ativação do chip virtual aparecia para o engenheiro de software Bruno Pantaleão (26), que não conseguia migrar seu chip virtual do iPhone 13 Pro para o iPhone 14 Pro, comprado nos Países Baixos.
Ele tentou fazer a transferência com ajuda de um vendedor da Vivo por WhatsApp, mas foi informado que não era possível ativar o eSIM porque o dispositivo não era reconhecido no sistema deles.
"Fiz uma reclamação na Anatel e na ouvidoria da Vivo, mas essas duas não deram em nada", afirma. O engenheiro só conseguiu solucionar a questão quando recorreu às redes sociais e encontrou a história de Letícia.
Por meio de sua assessoria, a Vivo não comentou os problemas relatados na reportagem. Em nota, a operadora reafirmou que trabalha com a habilitação do eSIM gratuitamente desde 2018 para smartphones e smartwatches, sendo possível realizar a ativação nas lojas físicas ou por atendimento remoto.
Em nota enviada a Tilt, a Anatel afirmou que o erro (que se referia ao "TAC associado a Perfil Elétrico") foi corrigido e a mensagem não deve aparecer mais. A agência reguladora ressalta ainda que o projeto Celular Legal não realiza bloqueio direto de aparelhos não-homologados, mas que a venda deles não é permitida no país.
A Apple não retornou as solicitações de Tilt. O espaço está aberto para manifestações de ambas as empresas.
*A matéria foi atualizada em 24/9 para incluir o posicionamento da Vivo.
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