Topo

iOS 16 chegou! Conheça 8 novidades que vão mudar seu iPhone

Telas do novo iOS 16 - Divulgação
Telas do novo iOS 16 Imagem: Divulgação

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

12/09/2022 04h00

O iPhone vai ganhar uma cara nova a partir da versão iOS 16 de seu sistema operacional. A novidade poderá ser baixada a partir de hoje - no Brasil a nova versão será disponibilizada à tarde.

Entre as principais mudanças estão a tela de bloqueio, que vai permitir mais personalização e o recurso de fotos, que vai possibilitar que pais e responsáveis tenham maior controle sobre as imagens armazenadas nos dispositivos dos filhos.

O iOS 16 será compatível com modelos a partir do iPhone 8 — o iPhone SE (2022) também está incluso na lista de aparelhos compatíveis.

Veja abaixo as novidades que a atualização do sistema iOS 16 vai trazer para os usuários da Apple.

Novo visual

O iPhone com iOS 16 terá indicações de estilos (como filtros) para a área de bloqueio de tela e plano de fundo.

Na tela inicial do telefone, será possível fazer customizações como reduzir o tamanho do relógio para inserir widgets, como de calendário, além de permitir mudar a fonte e suas cores.

iOS 16 permitirá configurar tela inicial do iPhone com diferentes widgets  - Divulgação - Divulgação
iOS 16 permitirá configurar tela inicial do iPhone com diferentes widgets
Imagem: Divulgação

Notificações

As notificações também passarão por mudanças. Com o iOS 16, elas serão um pouco mais discretas. Elas ficaram concentradas na parte de baixo da tela, para não cobrirem completamente sua tela inicial.

iOS 16 tem novo sistema de notificações, que ficam "empilhadas" na parte de baixo da tela - Divulgação - Divulgação
iOS 16 tem novo sistema de notificações, que ficam "empilhadas" na parte de baixo da tela
Imagem: Divulgação

Mais concentração

No modo foco (que permite bloquear as notificações), as pessoas poderão, por exemplo, configurar um modo pessoal e do trabalho —com uma tela inicial para cada. Dessa forma, será possível, por exemplo, que janelas do navegador Safari sobre trabalho fiquem apenas no perfil "profissional".

A Apple considera essa uma forma de as pessoas separarem melhor o lado pessoal e o lado profissional.

No iOS 16 é possível configurar o modo foco, escolhendo por exemplo uma tela inicial para uso pessoal e outra para uso corporativo - Divulgação - Divulgação
No iOS 16 é possível configurar o modo foco, escolhendo por exemplo uma tela inicial para uso pessoal e outra para uso corporativo
Imagem: Divulgação

App de mensagens

Será possível editar mensagens já enviadas no iMessage e cancelar o envio delas se necessário: como ao escrever algo errado ou se arrepender do conteúdo que foi enviado.

No entanto, a pessoa que recebeu a mensagem será notificada de que o conteúdo teve alguma edição.

Digitação por voz

O sistema terá melhorias na parte de digitação por voz, com o celular reconhecendo pontuação automática, como vírgula e ponto final, por exemplo.

Com o iOS 16, Apple promete melhoria no ditado de voz - Divulgação - Divulgação
Com o iOS 16, Apple promete melhoria no ditado de voz
Imagem: Divulgação

Verificação de Segurança

Na área de privacidade, a opção Verificação de Segurança (Safety Check) permitirá mudar o acesso a seus dados de terceiros, no caso de abusos. É comum que casais compartilhem senhas e configurações.

Então, a Apple disse ter desenvolvido uma forma de um dos cônjuges "se livrar" do parceiro abusivo. Segundo a companhia, será possível interromper o compartilhamento de localização e resetar permissões de privacidade, além de proteger acesso a mensagens.

Carteira digital

Com o app Carteira no iOS 16 dará para compartilhar chaves de portas eletrônicas - Divulgação - Divulgação
Com o app Carteira no iOS 16 dará para compartilhar chaves de portas eletrônicas
Imagem: Divulgação

O app Carteira (que pode armazenar documentos pessoais e de pagamento) terá novos recursos. Com ele, os usuários poderão compartilhar chaves eletrônicas pelo iMessage e fazer login em alguns apps com suas informações criptografadas. Ao fazer compras online com o Apple Pay, o app concentrará o rastreamento da chegada do pedido.

Além disso, em locais onde há compatibilidade, será possível mostrar uma versão digital da identidade para provar que você é maior de idade, sem revelar grandes detalhes do documento.

Ao fazer um pedido de bebida alcoólica num app, por exemplo, o app Carteira poderá comprovar que a pessoa tem permissão para a aquisição — até o momento, isso está disponível apenas nos Estados Unidos.

Compartilhar Fotos

Pais e responsáveis que controlam contas familiares terão acesso a novos recursos, como controle de tempo de tela pelo iMessage, configuração automática de novos dispositivos e biblioteca compartilhada de fotos no iCloud.

Também será possível mandar fotos diretamente para o álbum familiar pelo app de câmera.

Disponibilidade

Segundo a Apple, o iOS 16 será compatível com celulares a partir do iPhone 8. Sendo assim, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE (primeira geração), iPhone 7 e iPhone 7 Plus (que chegaram a receber o iOS 15, lançado no ano passado) não terão a atualização de 2022.

Além de não receberem as novas funcionalidades, esses modelos mais antigos também deixarão de receber recursos de segurança e aplicativos mais recentes também podem parar de funcionar com o passar dos anos.

Como baixar o iOS 16

Vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Se estiver disponível, é só baixar.

Veja lista completa de iPhone que terão o iOS 16

  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone SE (segunda geração)
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max