Topo

Apple Watch Ultra: o que há no novo relógio 'radical' para valer R$ 10.299?

Da Redação

Em São Paulo

07/09/2022 17h23

?

Uma das grandes novidades no Apple Event nesta quarta (7) foi o novo Apple Watch Ultra, um projeto que já gerava boatos na indústria de tecnologia há meses. O novo smartwatch da empresa é especificamente voltado para atletas radicais, especialmente os que praticam trilhas extremas, mergulho ou esportes de resistência.

No Brasil, o acessório sai por R$ 10.299, valor mais alto entre todos os relógios da marca. Quais recursos justificam esse preço salgado?

Design

O Apple Watch Ultra tem um case de titânio de qualidade aeroespacial em tamanho inédito: 49mm, que gerou diversas especulações esta semana. Consequentemente, ele também traz a maior tela Retina já vista nos relógios da Apple, protegida por uma frente de safira. Ela agora alcança 2000 nits (a unidade que mede nível de luminosidade), o dobro de qualquer outro relógio Apple.

Apple Watch 8 Ultra - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Case de titânio: o maior de todos os Apple Watch
Imagem: Reprodução/Apple

Há ainda outra novidade exclusiva: um botão de "ação", maior e na cor laranja, para fácil acionamento em qualquer situação - inclsuive se você estiver com luvas. Ele cumpre diferentes funções de acordo com o app funcionando em primeiro plano ou pode ser customizado pelo usuário.

A caixa ainda ganhou espaço para três microfones, para melhorar a qualidade na captação de voz mesmo com vento - auxiliados por um novo algoritmo que reduz barulho ambiente.

Apple Watch 8 Ultra - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Pulseiras para diferentes tipos atividades e ambientes
Imagem: Reprodução/Apple

Há também três novos tipos de pulseira, pensados para as necessidades específicas de diferentes atividades:

  • Trail (trilha), a mais fina da Apple, com um tecido flexível e suave, e uma aleta para ajuste fácil no pulso
  • Alpine (alpina, para montanhismo e baixas temperaturas), criada com duas camadas de trançado contínuo, que dispensa costuras; os aros com fios de alta resistência ajustam um gancho de titânio em forma de G, que agiliza a fixação do relógio no pulso
  • Ocean (oceano, para mergulhos), feita com um fluorelastômero flexível organziado em uma geometria tubular. O fecho é feito com uma fivela de titânio. Ela é mais longa, para se ajustar com facilidade sobre roupas de mergulho.

Sistemas

O sistema operacional é o watchOS 9, que ganhou novas métricas de performance, especialmente úteis para quem corre ou faz trilha, como distância de passadas, tempo de contato do pé com o solo e oscilação vertical.

A tela grande agora permite que até seis métricas sejam mostradas simultaneamente, organizada também por novas visualizações de treino, como segmentos, splis e elevações.

O novo formato para multiesportes (como triatlon) inclui autodetecção que troca rapidamente entre as diferentes modalidades.

Apple Watch 8 Ultra - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Interface para esportes de múltiplas modalidades
Imagem: Reprodução/Apple

Para quem gosta de ir longe e explorar áreas remotas (ou mesmo competir em maratonas com milhares de participantes em cidades com alta densidade de arranha-céus), o Ultra recebeu um GPS de frequência dupla: L1 e L5. Com o apoio de novos algoritmos de posicionamento, isso garante uma localização muito mais precisa que outros aparelhos da Apple. Ele também oferece dados mais precisos de distância, ritmo de passadas e rotas de deslocamento.

Recursos de caminho e segurança

O app de bússola foi reformulado para oferece mais informações e três novas visualizações.

Com o giro da coroa digital, na lateral do relógio, é possível acionar o display Wayfarer, que mostra latitude, longitude, elevação e inclinação, além de orientações para chegar aos Pontos de Caminho (que você registra e customiza ao longo da jornada) e Retorno (que utiliza dados do GPS para traçar uma rota de volta ao ponto original - especialmente útil para quem se perder).

Apple Watch Ultra 8 Wayfinder - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Wayfinder: ache seu caminho de volta
Imagem: Reprodução/Apple

Para otimizar a tela à noite, a interface no display Wayfarer pode mudar toda para vermelho: basta girar a coroa digital.

Não deu para voltar? Está machucado? Há uma sirene de 86 decibéis que pode funcionar por várias horas com dois padrões alternativos de som: uma de emergência e outra com o padrão de SOS.

Assim como o novo Apple Watch 8 e o iPhone 14 Pro, o Ultra vem com o novo sistema de detecção de acidente de carro. A partir da captação de dados pelo barômetro, giroscópio, acelerômetro e outras ferramentas internas, o acessório consegue perceber se você sofreu uma colisão e, em até 10 segundos, aciona automaticamente uma ligação para serviços de emergência.

Resistência e performance sob pressão

O Apple Watch Ultra é certificiado no nível MIL-STD-810H, usado para equipamentos militares nos EUA. Para obter esse crédito, os teste incluem baixa pressão (altitude), alta temperatura, baixa temperatura, choque de temperatura, contaminação por fluídos, chuva, umidade, imersão em água, areia, pó, congelamento e descongelamento, choque e vibração.

O relógio também foi pensado para mergulho com uso de scuba a até 40 metros de profundidade. O app de Profundidade ganhou uma nova interface, que mostra facilmente tempo, profundidade, temperatura da água, tempo submerso e profundidade máxima alcançada. Ele pode ser selecionado instantaneamente com um toque no botão de ação.

Apple Watch 8 Ultra - app Huish Oceanic Plus - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
O novo app de mergulho Oceanic+
Imagem: Reprodução/Apple

Além disso, no final do ano será lançado um novo aplicativo, Oceanic+, que efetivamente transforma o Ultra em um computador de mergulho de alta precisão. Ele incluirá planejamento de mergulho, métricas, alertas visuais e hápticos, velocidade de ascensão, guia de interrupção do mergulho com segurança, perfil personalizado e relatórios de condições de mergulho no seu local.

Saúde

O relógio traz os recursos já tradicionais para acessórios desse tipo (como apps de batimento cardíaco e medição de oxigênio no sangue), mas também traz uma novidade incluída no Apple Watch 8: um sensor duplo de temperatura com calibragem para monitorar o ciclo menstrual.

Apple Watch Ultra - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Resumo dos novos recursos do Apple Watch Ultra
Imagem: Reprodução/Apple