Topo

Seu iPhone é compatível com o novo iOS 16? Veja como descobrir

Telas do novo iOS 16 - Divulgação
Telas do novo iOS 16 Imagem: Divulgação

Siouxsie Rigueiras

De Tilt, em São Paulo

05/09/2022 13h05Atualizada em 07/09/2022 13h28

A nova versão do sistema operacional do iPhone deve estar próxima de ser liberada para o público em geral. Anunciada em junho deste ano pela Apple, o iOS 16 possivelmente será disponibilizado a partir do lançamento do iPhone 14, previsto para esta quarta-feira (7).

A empresa realiza nesta semana o seu evento anual de lançamento de produtos. Além de quatro novos celulares, é esperada a chegada de uma nova geração de fones de ouvido e novos relógios Apple Watch.

iOS 16 só para celulares menos antigos

Com a liberação do iOS 16, alguns celulares antigos da empresa se tornarão incompatíveis com suas novas funcionalidades (veja mais no final do texto). Além disso, deixam de receber recursos de segurança. Aplicativos mais recentes também podem parar de funcionar com o passar dos anos.

De acordo com a Apple, o iOS 16 será compatível com celulares a partir do iPhone 8 em diante. Sendo assim, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE (primeira geração), iPhone 7 e iPhone 7 Plus (que chegaram a receber o iOS 15, lançado no ano passado) não terão a atualização de 2022.

Como descobrir a versão do iOS do iPhone

  • Entre em Ajustes;
  • Clique em Geral;
  • Vá em Sobre;
  • Em "Nome do Modelo" você verá o modelo que possui. No item "Versão do iOS" você saberá em qual número o sistema operacional do seu aparelho está.

Se o seu celular é superior ou igual ao iPhone 8, indicações para atualizar para o iOS 16 aparecerão assim que ele for liberado em:

  • Ajustes;
  • Geral;
  • Atualização de software.

Veja lista completa de iPhone que terão o iOS 16

iOS 16: o que tem de novo?

Alguns destaques do novo sistema operacional são:

Novo visual

iPhone terá indicações de estilos (como filtros) para a área de bloqueio de tela e plano de fundo. Será possível ainda customizar tamanho e cores de fontes.

Notificações

Serão mais discretas e concentradas na parte inferior da tela. Assim, não vão cobrir completamente a tela inicial.

App de mensagens

Será possível editar mensagens já enviadas e cancelar o envio delas se necessário: como ao escrever algo errado ou se arrepender do que foi enviado — a pessoa será notificada de que o conteúdo teve alguma edição

Digitação por voz

Melhorias na parte de digitação por voz, com o celular reconhecendo pontuação automática (como vírgula e ponto final).

*Com texto de Guilherme Tagiaroli, Lucas Carvalho e Bruna Souza Cruz