Topo

Tripulação chinesa consegue cultivar com sucesso arroz no espaço

24.jul.2022 - Foguete com segundo módulo da estação espacial chinesa Tiangong durante lançamento. País está construindo uma estação fora da Terra própria, e este é o segundo módulo de três necessários para finalizar a montagem - CNS/AFP
24.jul.2022 - Foguete com segundo módulo da estação espacial chinesa Tiangong durante lançamento. País está construindo uma estação fora da Terra própria, e este é o segundo módulo de três necessários para finalizar a montagem Imagem: CNS/AFP

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

05/09/2022 11h33

A tripulação chinesa a bordo da Estação Espacial Tiangong conseguiu cultivar mudas de arroz no espaço. O experimento inovador pode abrir caminho para a produção de alimentos durante missões de longa duração.

Segundo informações do jornal estatal China Daily, os taikonautas (como são chamados astronautas chineses), essa foi a primeira vez que foi possível completar todo o ciclo de vida da planta — da semente até novas mudas — fora da Terra.

Experimentos anteriores já haviam sido feitos, mas o ciclo nunca havia sido concluído com sucesso.

Ainda segundo o China Daily, os taikonautas continuarão acompanhando o desenvolvimento das plantas, que já estão com 30 centímetros de altura, e aguardam elas florescerem fora da atmosfera.

Assim que novas sementes surgirem, eles as trarão de volta à Terra para que mais estudos sejam realizados. A intenção é saber como a microgravidade afeta o tempo de floração de cada planta.

Arroz que está sendo cultivado no espaço - Reprodução/ Weibo - Reprodução/ Weibo
Arroz que está sendo cultivado no espaço
Imagem: Reprodução/ Weibo

Além da produção de arroz no espaço, o projeto desenvolvido trabalha também com a ideia de uma possível colonização de Marte — e a produção de alimentos por lá.

"Se queremos explorar Marte, levar comida da Terra não é suficiente para a longa jornada e missão dos astronautas no espaço. Temos que encontrar uma fonte de alimento sustentável para explorações espaciais de longo prazo", disse Zheng Huiqiong, pesquisador de ciências moleculares de plantas da Academia Chinesa de Ciências.

Como o arroz foi plantado

As sementes foram cultivadas a bordo do Laboratório Espacial Wentian, lançado em órbita e ligado à estação em julho deste ano.

Ele abriga oito cargas experimentais diferentes, uma das quais hospeda as mudas de arroz, que segundo Zheng estão "crescendo muito bem".

"Queremos investigar como a microgravidade pode afetar o tempo de floração da planta no nível molecular e se é possível usar o ambiente de microgravidade para controlar o processo relacionado", acrescentou Zheng.

*Com informações China Daily