Topo

'Meu namorado': trend do TikTok usa IA para 'criar' imagem de pretendentes

Reuters
Imagem: Reuters

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

04/09/2022 04h00

Um filtro do TikTok que usa inteligência artificial (IA) tem feito sucesso entre os usuários da plataforma. Chamado de AI Greenscreen, a tecnologia cria imagens abstratas a partir de palavras digitadas.

A arte criada pode ser usada como plano de fundo criativo em um vídeo, por exemplo. Mas um uso mais curioso para o material tem chamado a atenção: internautas estão usando os termos "namorado"/"namorada" (em português e em outros idiomas) para que as imagens de seus pretendentes sejam criadas pela tecnologia.

A questão é que o resultado do filtro nem sempre se parece com humanos, o que acaba rendendo virais e memes. Abaixo, algumas formas de como o AI Greenscreen está sendo usado no TikTok:

Como funciona?

Tecnologias como a desse filtro utilizam algoritmos semelhantes aos vistos em sistemas como DALL-E mini e no DALL-E 2. Com ajuda da IA, é possível criar artes visuais apenas com pedidos descritivos dos usuários.

No caso do DALL-E, é usado um volume grande de dados processados por um algoritmo para identificar padrões existentes nas imagens e nas descrições em texto. Em seguida, o robô reúne as imagens que já tem e consegue misturá-las a partir das informações coletadas.

Por exemplo: ao escrever "cavalo na praia", o resultado pode ser uma ilustração de fundo com traços de pintura no estilo de Van Gogh.

Como usar o filtro AI Greenscreen, do TikTok:

  1. Abra o seu perfil no TikTok e vá na opção de Efeitos, na parte inferior da tela. Na lupa (que representa as buscas), digite "AI Greenscreen".
  2. Quando o filtro aparecer disponível, a tela irá exibir um campo com o destaque "Digite algumas palavras".
  3. Descreva a imagem que deseja obter e vá em "Criar". Pronto! Você tem o seu plano de fundo gerado por uma IA.
  4. Para postar o resultado, vá no botão vermelho na parte inferior da tela.