Topo

Voo é bombardeado com fotos de pênis pelo Airdrop; piloto ameaça retornar

Passageiros enviaram nudes sem consentimento para pessoas próximas; ciberflashing é crime - Marten Bjork/Unsplash
Passageiros enviaram nudes sem consentimento para pessoas próximas; ciberflashing é crime Imagem: Marten Bjork/Unsplash

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt

01/09/2022 12h52

Turistas que viajavam para Cabo San Lucas, no México, tiveram uma ideia um tanto quanto imoral enquanto esperavam pela decolagem: enviar nudes para os iPhones de pessoas próximas, usando a tecnologia Airdrop, da Apple. A brincadeira saiu tanto do controle que o piloto precisou intervir, ameaçando retornar o avião ao portão de embarque.

Após receber reclamações dos passageiros e da tripulação, o piloto usou os alto falantes para pedir para que os compartilhamentos indesejados parassem. O momento foi registrado em vídeo pelo passageiro Teighlor Marsalis, que o publicou no TikTok e já contabiliza mais de 2 milhões de visualizações:

@teighmars @robloxsouthwestair takes airdropping nudes very seriously. #AEJeansSoundOn #WorldPrincessWeek ? original sound - Teighlor Marsalis

"Bom, este é o trato. Se isso continuar, vou voltar para o portão, todo mundo vai ter de desembarcar, a segurança será envolvida e suas férias serão arruinadas. Então, pessoal, o que quer que estejam fazendo no Airdrop, parem de enviar fotos nuas e deixem-me levá-los para Cabo", disse o piloto da Southwest Airlines. Não se sabe a data correta do ocorrido.

O passageiro que gravou o incidente explicou ao Insider que a ameaça do piloto foi feita após um passageiro, que recebeu a foto de um pênis, ter se queixado aos comissários de bordo. O próprio Marsalis também recebeu solicitações via Airdrop, mas nas as aceitou.

Como se proteger?

O Airdrop é um serviço da Apple que permite que os usuários de sistema iOS — iPhones, iPads, computadores e notebooks Mac — troquem arquivos facil e rapidamente, sem necessidade de conexão direta à internet. Ele combina diferentes tecnologias, como Bluetooth (para localizar dispositivos próximos) e Wi-Fi (criando uma rede com o receptor), para transferir os dados.

Para usar, basta estar próximo e com Wi-Fi e Bluetooth ativados. Mas não é uma porteira totalmente aberta: o arquivo (foto, vídeo, link, app) não chega automaticamente. Quando alguém quer te mandar algo, aparece uma notificação como "fulano deseja compartilhar uma foto" — que você pode aceitar ou recusar.

Além desta barreira, é possível configurar quem pode te "enxergar" por perto. De fábrica, os aparelhos chegam com a opção "Todos" ativada, mas é fácil alterá-la e até bloquear o recurso:

  • Toque em Ajustes > Geral.
  • Toque em AirDrop e selecione uma opção (Todos, Apenas Contatos ou Recepção Inativa)
  • O mesmo processo também pode ser feito pela Central de Controle, passando o dedo para baixo a partir do canto superior direito da tela (modelos a partir do iPhone X).

Vale lembrar que imagens de nudez, enviadas sem o consentimento de quem recebe, são consideradas crime em diversos países. A prática digital não é novidade e ficou conhecida como "cyberflashing" (em inglês, "flash" é um termo usado para se referir ao ato de mostrar, de repente e sem permissão, partes íntimas para outra pessoa), podendo resultar em altas multas e até mesmo prisão.

Em junho, também em um avião, um homem chegou a ser preso pelo FBI, após enviar fotos de seu pênis para diversos passageiros, incluindo uma criança.