Topo

5G precisa de chip novo? Procon notifica operadoras a darem mais detalhes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

31/08/2022 15h22

Precisa substituir chip para funcionar o 5G? Qualquer aparelho habilitado permite conectar-se às novas redes? Essas e outras perguntas foram feitas pela Fundação Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) às operadoras Oi Móvel, TIM, Vivo e Claro sobre a nova tecnologia móvel, que tem sido habilitada em diversas capitais.

Segundo a entidade, as operadoras foram notificadas nesta terça-feira (30) a prestarem maiores esclarecimentos sobre o 5G, e que as companhias têm até 6 dias para responderem aos questionamentos.

O 5G, como o nome sugere, é a quinta geração de tecnologia móvel. Com ele é possível atingir velocidade na casa dos gigabits por segundo (capaz de baixar filmes em segundos) e comunicação com baixa latência (tempo de resposta entre o comando e sua execução fica na casa dos milissegundos, o que pode ser útil para jogos online, por exemplo).

De modo geral, o Procon-SP solicita que as operadoras deem mais detalhes para os consumidores. Especificamente, os pontos a serem esclarecidos pedidos pelo órgão de defesa do consumidor são:

  • se há necessidade de substituição de chip;
  • se há necessidade de troca do celular para uso do serviço;
  • os valores que serão cobrados com a troca da tecnologia;
  • como será a adequação dos planos vigentes;
  • as principais diferenças entre o 5G, o 4G e o 3G;
  • qual a qualidade, eficiência e segurança do serviço;
  • qual a área de cobertura;
  • qual a velocidade, período de latência e garantia do serviço.

As empresas também precisam responder se o consumidor manterá sua conectividade e acesso aos serviços por frequência diversa caso tenha indisponibilidade do serviço 5G por localização do usuário ou por qualquer outro motivo.

Tilt procurou as principais operadoras para que pudessem comentar o caso. As três principais — TIM, Claro e Vivo — enviaram comunicados. Vale lembrar que a Oi Móvel, citada pelo Procon, foi vendida para TIM, Claro e Vivo.

"A TIM informa que recebeu a notificação do Procon SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia.

Para mais informações sobre a rede de quinta geração, continua a TIM, os clientes podem acessar o site da operadora ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone.

A Vivo afirmou que a operadora "mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível".

Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão".

Em comunicado, a Claro afirmou que tem um portal falando da tecnologia 5G. Lá é possível encontrar "orientações, aparelhos compatíveis, área de cobertura e uma seção de perguntas e respostas frequentes sore o tema".

A operadora comenta ainda que "norteia sua atuação na boa relação com os clientes e que responderá aos questionamentos do Procon-SP".

5G está sendo ativado em capitais desde julho

Desde julho, capitais pelo Brasil têm ativado o 5G após a liberação da Anatel.

Até o momento, 12 cidades já estão com a nova geração de internet móvel, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Brasília, João Pessoa, entre outras. O nível de cobertura nesses locais varia de operadora para operadora.

De modo geral, quem tem um aparelho 5G compatível consegue utilizar as novas redes sem a necessidade de troca de chip. Num primeiro momento, não deve haver cobrança adicional pelo uso da nova conexão.

Aos poucos, algumas operadoras têm oferecido planos atualizados para a nova tecnologia. A Claro, por exemplo, tem oferecido TikTok ilimitado e maiores franquias de dados em seus planos 5G.

A TIM, por enquanto, conta com um booster - uma taxa adicional para clientes pós-pago, que dá direito a mais dados e acesso ilimitado à plataforma Twitch.