Topo

Incrível: telescópio James Webb faz a maior imagem do Universo até hoje

Cientistas e convidados da CEERS observam mosaico de 690 quadros que compõem a maior imagem já realizada pelo telescópio espacial James Webb - R. Larson/CEERS
Cientistas e convidados da CEERS observam mosaico de 690 quadros que compõem a maior imagem já realizada pelo telescópio espacial James Webb Imagem: R. Larson/CEERS

Da Redação

Em São Paulo

20/08/2022 14h08Atualizada em 19/09/2022 18h07

Uma equipe de cientistas do Telescópio Espacial James Webb liberou a maior imagem que o equipamento já realizou até agora. Ela é composta por 690 quadros individuais, registrados com a sua Câmera Próxima ao Infravermelho (NIRCam).

Ela cobre uma área do céu 8 vezes maior que a primeira imagem em profundidade feita pelo James Webb e revelada ao público em 12 de julho.

As imagens também tem outros méritos: ela inclui várias galáxias antigas, jamais vistas antes, e é possível que algumas estejam entre as mais distantes observadas até o momento.

O mosaico foi um experimento do CEERS (sigla em inglês para Pesquisa Científica de Liberação Rápida da Evolução Cósmica), para demonstrar como o James Webb pode realizar análises extragaláticas mesmo quando está executando outras observações.

"Esta é apenas a fase 1 das nossas observações. Não chegamos nem à metade da nossa pesquisa total, e nossos dados já nos levaram a novas descobertas e a uma inesperada, porém bem-vinda, abundância de galáxias inéditas", comentou no Twitter a astrofísica Rebecca Larson, integrante do CEERS.

A thread criada pela cientista é bem interessante: ela analisa individualmente várias imagens e elementos do painel, com muitas informações relevantes.

A CEERS também liberou as imagens para consulta pública, com a possibilidade de ampliá-las e explorar ainda mais seus detalhes. (Alguns arquivos são realmente grandes, então é melhor tentar visualizar com um computador do que no celular.