Topo

Vista espetacular: astronauta capta imagem de aurora boreal vista do espaço

Aurora boreal captada da Estação Espacial Internacional pelo astronauta Bob "Farmer" Hines - Reprodução/Twitter/Astro_FarmerBob
Aurora boreal captada da Estação Espacial Internacional pelo astronauta Bob "Farmer" Hines Imagem: Reprodução/Twitter/Astro_FarmerBob

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt, em São Paulo

19/08/2022 12h36

Os amantes da ciência e apreciadores de arte receberam uma boa notícia — ou seria uma baita vista? O astronauta, piloto e pesquisador norte-americano Bob "Farmer" Hines compartilhou imagens "absolutamente espetaculares" nas redes sociais de uma aurora boreal e diretamente do espaço.

Muitos podem imaginar que uma missão no espaço é feita apenas de diversos experimentos científicos, porém, os astronautas também têm acesso a um observatório com sete janelas, que é perfeito para apreciar novas vistas da Terra.

Farmer publicou no Twitter imagens para mostrar como é o visual de uma aurora boreal - fenômeno também conhecido como luzes polares - diretamente da ISS (Estação Espacial Internacional) na região polar do nosso planeta.

Confira a publicação:

Afinal, o que é uma aurora boreal?

O contato do gás plasma com a atmosfera da Terra é responsável por criar as belas visões da aurora.

O fenômeno ocorre quando acontecem tempestades solares em que o plasma é eletrizado por prótons e elétrons que fazem parte do Sol.

Registro de uma aurora boreal em camadas  - Pixabay - Pixabay
Registro de uma aurora boreal em camadas
Imagem: Pixabay

Explicando para quem não entende muito do assunto: o Sol emite ventos solares — podem ser prótons ou elétrons carregados de partículas solares —, e a Terra utiliza o campo magnético para proteger o planeta. O encontro de ambos resulta no efeito visual espetacular das auroras

Quem consegue apreciar a aurora são apenas habitantes dos polos do planeta ou visitantes do espaço. No polo norte, por exemplo, é conhecida como aurora boreal, enquanto pesquisadores e moradores do polo sul o conhecem como aurora austral.

A diferença entre ambas não é apenas geográfica: no sul, o fenômeno se move diretamente ao Sol, e no norte segue seu caminho em uma direção oposta.